21 de maio de 2010

Parque do Guará, patrimônio de todos os brasilienses


É preciso que seja feita com urgência uma grande avaliação da questão ambiental no Distrito Federal, mas de forma muito especial da situação dos parques existentes e que precisam ser cuidados.

Sem dúvida, o governo e a iniciativa privada devem oferecer à população alternativas de habitação. Defendo isso com veemência.

Entretanto defendo também que os planos de habitação sejam elaborados de forma sustentável e justa, sem comprometer o patrimônio ambiental do Distrito Federal, sem comprometer as áreas de proteção de mananciais e os parques ecológicos.



A emenda 285 do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) repassou às 77 famílias de chacareiros os lotes que ocupavam irregularmente dentro do parque, tranformando-os de área de proteção ambiental em área de produção rural.

Mas sejamos sinceros. Falar em produtores rurais é forçar a barra. O que na verdade existe ali é uma invasão desordenada de grileiros, de butecos e até empresas fantasmas. Há também grande concentração de lixo e entulho, além do assoreamento das nascentes.

De forma alguma eu culpo os chacareiros. Eles são apenas fruto e consequência de uma engrenagem montada por sucessivos e desastrosos governos anteriores. A parte mais trágica dessa engrenagem irresponsável reflete-se na fragilidade e ineficiência do sistema de saúde, da rede de ensino, do trânsito e do transporte público; tudo em razão do crescimento desordenado.

Sim, os chacareiros têm todo o direito de condições dignas e garantias de habitação, mas, POR FAVOR, NÃO DENTRO DE UM PARQUE!

Muitos deputados distritais forjam apoio a esses chacareiros mas na verdade estão apenas de olho nos votos e nem um pouco preocupados com a qualidade de vida da população. Vamos ficar atentos à essas aves de rapina da política local.

O fato é que a discussão aqui não é sobre uma invasão qualquer, como as milhares que foram geradas pelo populismo e irresponsabilidade gananciosa de gestões passadas. A questão vai muito além. Trata-se da invasão de um patrimônio natural, patrimônio de todos os brasilienses!

Ainda dispomos de uma qualidade de vida no Distrito Federal superior à de outras Unidades da Federação e temos a obrigação de garantir, para as futuras gerações, uma qualidade de vida igual ou superior à que dispomos hoje.

Há meios de se fazer isso se houver inteligência, responsabilidade das autoridades e participação da sociedade na defesa de seus direitos.

Saudações Verdes!

ADOLPHO FUÍCA

Matéria do DFTV em 2009, por ocasião dos 40 anos do Guará


Nenhum comentário:

Postar um comentário