28 de maio de 2010

Festival República Blues - 28, 29 e 30 de maio

O público brasiliense tem a oportunidade de saborear nesse fim de semana um dos maiores e melhores festivais de blues do Brasil. O FESTIVAL REPÚBLICA BLUES 2010 acontece hoje e amanhã a partir das 19 horas no gramado da Funarte (Eixo Monumental) e no domingo a partir das 18 horas no Teatro de Arena do Guará.


Realizado pelo Clube do Blues de Brasília, o evento chega à sua quarta edição. As duas primeiras, realizadas em 2004 e 2005, quando ainda era chamado BSB Blues Festival, apresentaram ao público brasiliense grandes nomes do Blues local, como a Brazilian Blues Band e os guitarristas Celso Salim, e Dillo Daraujo, nacional, como Nuno Mindelis, Blues Power e Celso Blues Boy e internacional, quando citamos o gaitista Peter Mad Cat Ruth e o pianista Deacon Jones ambos americanos. Porém, foram realizadas em local fechado, de médias dimensões e com cobrança de ingressos, o que diminuiu o acesso ao grande número de pessoas que tem afeição ao secular gênero musical afroamericano.


Já inserido oficialmente no calendário cultural da cidade, o Festival República Blues se estabeleceu oficialmente entre os eventos culturais mais esperados de Brasília. Em 2009, após uma pausa, o festival retornou em grande estilo. Brazilian Blues Band, Oficina Blues e a novata Casa Vermelha fizeram parte do time local. Do escrete nacional vieram Taryn Szpilmann, Celso Blues Boy, Nuno Mindelis e Blues Etílicos, entre outros. A gringada completou o evento como os americanos Eddie C. Camppbel e Stevie Guyger. Mais de 10.000 pessoas presenciaram as apresentações com total interação.


A 4ª edição promete dar a Brasília um merecido presente de 50 anos. Afora crises políticas e/ou institucionais, o show não pode parar, e a cidade vai festejar seu cinqüentenário de forma muito musical, tal qual sua alma. O blues já garantiu sua presença e nos dias 28, 29 e 30 de maio, no gramado do Complexo Cultural da Funarte e no Teatro de Arena do Guará, brinda com os brasilienses as presenças de Stanley Jordan & Armandinho, TM Stevens Project c/ Cindy Blackman; Delmar Brown, Jefferson Gonçalves Blues Band, Taryn Szpilmann, André Cristóvam, Fernando Noronha; Black Soul, Engels Espíritos, Brazilian Blues Band & Flávio Guimarães, e muito mais. O Clube do Blues de Brasília e o Festival República Blues trarão três dias de saudação e brinde pelos 50 anos de Brasília.


Confira a programação completa:

http://www.festivalrepublicablues.com.br/programacao.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário