25 de maio de 2010

Entrevista com Luiz Kaffa, organizador do Festival REPÚBLICA BLUES

O Festival República Blues – que chega esse ano à sua quarta edição surgiu da dedicação e trabalho árduo do casal Luiz Kaffa (compositor e vocalista da Brazilian Blues Band) e Jussara Menezes. Por meio do Clube do Blues, fundado em 2001 com o propósito de divulgar o estilo, o Festival é considerado hoje um dos maiores e mais respeitados do gênero no Brasil. Nessa entrevista ao jornalista Sandro Neiva, Luiz Kaffa fala sobre o propósito do evento, a atual fase da Brazilian Blues Band e shows internacionais em Brasília.


Saudações Verdes.


ADOLPHO FUÍCA


Em poucos dias Brasília sediará um dos maiores festivais de blues do Brasil, esse ano em sua quarta edição. Além das atrações musicais de peso, quais as novidades para esse ano? Ouvi falar em doação de instrumentos e blues nas escolas. Isso faz parte de uma estratégia de popularização do estilo?

Sim, já que a grande mídia não tem muito interesse por alguns gêneros musicais, como o Blues, o Jazz, a música instrumental e outros, temos que descobrir caminhos para chegar a um número cada vez maior de pessoas. A realização de oficinas e workshops gratuitos, com a doação de intrumentos ligados ao gênero é uma estratégia para essa aproximação. O ambiente escolar também ajuda muito para a divulgação do gênero e oferece educação musical a jovens em uma idade importantíssima, para aqueles que serão os cidadãos plenos de amanhã.


Por que vocês optaram por fazer o festival sem a cobrança de ingressos e num local mais amplo e aberto, ao contrário de anos anteriores?

Tudo está dentro da estratégia de alcançar um número maior de pessoas. O Festival é realizado com o apoio do Ministério da Cultura, com mecanismos legais de incentivo à cultura. Sendo assim, a gratuidade é uma obrigação dos que realizam o Festival República Blues.


Fale sobre as oficinas e workshops. Ainda há vagas?

O workshop de gaita já está lotado, os de guitarra, baixo, técnica vocal e bateria ainda recebem inscrições no site. As oficinas estão sendo realizadas para a comunidade escolar do Guará.


Fale sobre a atual fase da Brazilian Blues Band.

A Brazilian Blues Band está lançando o segundo CD "500 Gramas Blues" e tem recebido convites para tocar em várias cidades, a exemplo de Rio das Ostras (RJ), Dom Pedro II (PI), João Pessoa (PB) e Recife (PE). Estamos felizes por ver nosso trabalho reconhecido fora dos limites de Brasília e região.


O Stanley Jordan tocando com o Armandinho será um duelo de virtuoses com estilos bem diferentes, né...

Acho que quando dois grandes músicos se encontram ocorre uma espécie de simbiose e os caras aproveitam todas as melhores qualidades um do outro. O resultado são sempre lindos espetáculos musicais. As experiências e estilos diversos de cada um contribuem perfeitamente para que esse encontro se realize com ótimos resultados. Imperdível!


Você e a Jussara gostaram das recentes apresentações de B. B. King e Johnnie Winter em Brasília? A cidade entrou definitivamente no circuito de shows internacionais de grande porte? E o preço dos ingressos?

Como amantes do Blues não poderíamos perder por nada estes espetáculos. Foram excelentes, por sinal. Quanto ao preço, é difícil que uma pessoa que ganhe o salário mínimo, por exemplo, vá a um show pelo preço de R$ 250,00. Acho que sempre deve-se usar os mecanismos oficiais de patrocínio para que hajam mais espetáculos dos diversos gêneros ao alcance das pessoas mais humildes.


Espaço aberto para suas últimas considerações.

Bom... estamos na expectativa de mais um Festival e torcemos para que os meios de divulgação colaborem e que mais pessoas venham ver, sentir e ouvir um gênero musical único e secular como o Blues, e que isto se dê como um alimento para suas almas serem mais felizes. Abraço a todos. Espero todos no Gramado da FUNARTE dias 28 e 29 e no Teatro de Arena do Guará dia 30. Vida Longa ao Blues!!!!


Mais informações em

www.festivalrepublicablues.com.br/


Confira o vídeo da Brazilian Blues Band


Nenhum comentário:

Postar um comentário