27 de maio de 2010

Crianças da rede pública de ensino conhecem o Cerrado no Distrito Federal


Programa Cerrado Vivo vai beneficiar cerca de 13 mil alunos no DF. Estudantes aprendem sobre a vegetação e se tornam protetores do meio ambiente

Uma ação diferente está mudando a rotina das escolas públicas do Distrito Federal. O programa Cerrado Vivo leva aos alunos noções de como proteger a natureza e permite o contato das crianças com a vegetação típica do Planalto Central, o Cerrado. Mais de sete mil estudantes já foram atendidos pela iniciativa. A Subsecretaria de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma), responsável pelo programa, pretende atender aproximadamente 13 mil estudantes até o fim do projeto.

Por meio de peças teatrais e palestras educativas, os alunos aprendem a preservar o meio ambiente de forma lúdica e divertida. Com o grupo de teatro Us da Paz, formado pelo palhaço fumaça e o mímico Abder Paz, as crianças descobrem características do bioma Cerrado, como a fauna e a flora e entendem a importância de se preservar parques e poluir menos o meio em que elas vivem.
 


O aluno Ricaelmi Souza, 9 anos, participou do plantio e gostou. “Gostei muito da experiência de conhecer o Cerrado, nunca tinha feito isso”. Outro aluno que elogiou a iniciativa foi Carlos Alberto, da 6ª série da Escola do Bosque, em São Sebastião. "Foi muito legal. Aprendi que a gente deve cuidar da natureza, porque senão vamos ficar com a nossa água poluída e o nosso ar também. Vou ensinar para todo mundo que eu puder.”
 


Os professores também aprovam a iniciativa. Rafael Correia Herdeiro afirma que a forma de abordagem do projeto Cerrado Vivo é muito proveitosa para os estudantes. "Os alunos têm a chance de poder aproveitar uma apresentação diferenciada. Eles só vão tomar consciência da importância do Cerrado a partir desta vivência e deste aproveitamento". 
 
As apresentações do Cerrado Vivo são semanais e vão até o final deste semestre.

Sensibilização Ambiental — O Cerrado brasileiro é considerado um dos tipos mais ricos de Savana. É o segundo maior bioma nacional, com cerca de 240 milhões de hectares de extensão e ocupa cerca de 20% do território nacional. A maior parte do Cerrado é encontrada na região central do Brasil. Outra característica deste importante bioma é que ele é considerado o berço das águas, por ter inúmeras nascentes dos mais importantes rios brasileiros. 
 
O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) também é parceiro neste projeto. Ao início de cada apresentação, Adolpho Luiz Kesselring, da Diretoria de Educação Ambiental e coordenador do Programa da Agenda 21, faz uma explanação teórica das características do Cerrado para os alunos.

“O objetivo é que eles comecem a olhar com outros olhos para o Cerrado e que entendam que não podemos abraçar o mundo, mas podemos abraçar a nossa casa e a nossa sala. A questão ambiental começa dentro de cada um, por isso a gente tenta colocar uma sementinha no coração dessas crianças”, explicou Kesselring.

Fonte: www.seduma.df.gov.br

Assista ao vídeo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário