6 de maio de 2010

Em defesa do Parque Ecológico do Guará


O Parque Ecológico Ezechias Heringer, mais conhecido como PARQUE DO GUARÁ, está localizado na QE 23, Área Especial do Guará II, ao lado do SESI e possui área de 306,44 hectares – um patrimônio de todos os cidadãos, a 12 quilômetros da Rodoviária do Plano Piloto, que vive sob constante ameaça. O local acumula problemas de ocupação irregular, invasão e degradação ambiental.

De acordo com o Relatório de Unidades de Conservação e Áreas Protegidas do Distrito Federal e do Plano Diretor do Parque do Guará, o local é frequentado desde a década de 1960. Após muita luta pela legitimação de áreas exclusivas do Parque, foi publicada a Lei n° 1826, de 13 de janeiro de 1998, que criou oficialmente o Parque Ecológico Ezechias Heringer, em homenagem ao pesquisador que identificou muitas espécies de orquídeas em todo o território do DF.

Riqueza da Fauna e Flora
Dentro da área do Parque passa um trecho do Córrego do Guará, com presença de mata ciliar em ambas as margens e áreas adjacentes. Já foram encontradas 51 espécies de árvores na região, 72 variedades de orquídeas e 59 tipos diferentes de arbustos e ervas. Dentre as espécies arbóreas na mata de galeria encontramos o Podocarpus Brasiliensis, pequeno pinheiro que ocorre em áreas alagadas, uma espécie rara e ameaçada de extinção.

Segundo estudos técnicos do IBRAM, a mata é importante pela sua diversidade florística e pela sua atuação como corredor ecológico para a fauna entre duas Unidades de Conservação vizinhas ao Parque: a Reserva Ecológica do Guará e o Santuário de Vida Silvestre do Riacho Fundo.

Desafios e Ações
Para nós, da Sociedade de Amigos e Protetores do Parque e Reserva Biológica do Guará (SAPEG), é um grande desafio despertar na comunidade local a importância da preservação de seu próprio meio ambiente, de valorizar e respeitar a beleza e a biodiversidade do Parque.

Já está em fase de conclusão um orquidário, que reúne exemplares e mudas de orquídeas do cerrado, principalmente as que existem ou existiam no Parque do Guará e representavam 30% de todas orquídeas do Distrito Federal. Mas, com a ocupação irregular e as coletas ilegais, não podemos mais afirmar que elas ainda existem. É um crime ambiental previsto em lei a retirada da flora nativa. Este patrimônio natural é de todos nós e tem que ser preservado no local de origem. As duas quadras poliesportivas foram pintadas e ganharam iluminação para a prática de esportes noturnos.


Também estão em fase de finalização uma cartilha, um folder explicativo e um calendário de mesa sobre o Parque e a saga do visionário naturalista Dr. Ezechias Heringer. O trabalho está sendo coordenado pela Sociedade de Amigos e Protetores do Parque e Reserva Biológica do Guará (SAPEG), pela Empresa Geológica e está sendo acompanhado de perto pela família Heringer.

Este material servirá tanto para as ações de Educação Ambiental, como para divulgar os atributos do parque e dos trabalhos científicos deste importante Botânico para o nosso DF.

Estamos dando continuidade nas parcerias com o Orquidário Nacional do IBAMA e com o Jardim Botânico de Brasília, que terão papel importante no treinamento dos monitores responsáveis pelo orquidário.

Além destas ações, estamos acompanhando a finalização do Plano de Manejo, que poderá ter apoio da iniciativa privada para sua implantação, como: trilhas interpretativas com pontes, tablados, passarelas, mirantes, pista de corrida e ciclovia, duchas, placas educativas e de proteção, mesas e bancos para áreas de descanso e para lanches, além de portais de entrada em várias áreas do Parque.

O Parque é de Todos
É importante que você procure visitar o Parque, traga sua família, venha passear no que resta de verde no nosso Guará. Pois estes Deputados Distritais que foram contra o meio ambiente e nossa qualidade de vida estão calados. Ao derrubarem o veto do PDOT, fixando e ampliando as áreas dos chacareiros, estão em contrário à vida e ao direito de todos a um ambiente saudável.

Assim, volto a lembrá-los de quem são estes Deputados Distritais (veja fotos e os nomes deles em www.sosparqueecologicodoguara.blogspot.com). Não podemos perdoá-los ou esquecê-los. Chegou a hora de darmos uma resposta a eles e aos especuladores de plantão, que só pensam no enriquecimento a qualquer custo, sem pensar nas futuras gerações!

Venha você também conhecer, visitar e ser um guardião do Parque do Guará!

SAUDAÇÕES VERDES!

Adolpho Fuíca



6 comentários:

  1. Adolpho, parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo em defesa do nosso cerrado. Saudações verdes!

    www.pervitinfilmes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O Cerrado agradece, Fuíca! Estamos nessa...

    ResponderExcluir
  3. Foi um prazer estar com você no evento do lançamento da pedra fundamental do parque, conhecer o seu trabalho e empenho em prol do meio ambiente.
    Escrevi alguma coisa no meu blog sobre o Parque. Faça uma visita.
    http://thaizheringer.blogspot.com/p/parque-ecologico-ezechias-heringer.html

    Abraços,

    Thaiz Heringer

    ResponderExcluir
  4. Adolpho, caso não consiga com o link acime, acesse
    http://thaizheringer.blogspot.com

    Thaiz

    ResponderExcluir
  5. Olá Paulinho! Estamos juntos, vamos juntos!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Oi Thaiz, fico extremamente feliz com seu comentário. Li seu texto e estamos juntos, vamos juntos nessa luta! Já estou atento também a seu blog.
    Um abraço.
    Fuíca

    ResponderExcluir