10 de abril de 2012

Comissão Discute Regras para Proteção do Cerrado

Senadores da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) discutem com especialistas a ocupação do Cerrado brasileiro e colhem sugestões para a elaboração de projeto de lei de proteção ambiental do bioma.

Ao abrir o debate, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) informou que o Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, atrás apenas da Amazônia. Com 2.045 milhões de km², está presente em dez estados e no Distrito Federal, com manchas de vegetação típica do bioma em outros estados.

Conforme informou, a ocupação do Cerrado se deu principalmente a partir do avanço da agropecuária, havendo atualmente a preocupação com adoção de técnicas produtivas que reduzam a destruição do bioma, como redução de queimadas, rotação de culturas e uso de técnicas de proteção do solo.

Conforme observou, o desafio é combinar produção e proteção do Cerrado, bioma que reúne 5% da biodiversidade do planeta.

Participam da audiência pública César do Espírito Santo, superintendente da Fundação Pró-Natureza (Funatura); Roberto Cavalcanti, secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente; Donizete Tokarski, presidente do Conselho da Agência Brasileira de Meio Ambiente e Tecnologia da Informação (Ecodata); José Roberto Peres, chefe da Embrapa Cerrados; e Mercedes Bustamante, professora da Universidade de Brasília (UnB).

Fonte: Agência Senado.

Um comentário:

  1. não só pelo fato de ser o segundo maior bioma brasileiro,mas também por fazer parte do nosso meio ambiente.Devemos preservar o cerrado.

    ResponderExcluir