16 de abril de 2012

Começou a Primeira Bienal do Livro de Brasília

Ao todo, o evento reunirá 150 autores dos mais diversos gêneros (poesia, ficção, biografia, jornalismo, infantojuvenil, crônicas).



Brasília - Com a meta de colocar o Distrito Federal no calendário dos grandes eventos literários no país, começou neste final de semana, a 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura.


Com estrutura montada em uma área de 14 mil metros quadrados na Esplanada dos Ministérios, próxima ao Congresso Nacional, a bienal vai dedicar especial atenção à literatura contemporânea, sobretudo a africana.


Ao todo, o evento reunirá 150 autores dos mais diversos gêneros (poesia, ficção, biografia, jornalismo, infantojuvenil, crônicas). Entre os participantes estrangeiros está o vencedor do Prêmio Nobel de 1986, o nigeriano Wole Soyinka, que, durante o evento, lançará o primeiro livro em português, O Leão e a Joia. Soyinka será um dos homenageados na bienal, ao lado do cartunista Ziraldo.


Também está confirmada a presença do argentino Mempo Giardinelli, do chileno Antonio Skármeta, do paquistanês Tariq Ali, da norte-americana Alice Walker, da indiana Vandana Shiva e do norte-americano Daniel Polansky, cujo livro de estreia, Cidade das Sombras: O Guardião, acaba de ser lançado no Brasil.


Entre os brasileiros convidados, autores como Milton Hatoum, Affonso Romano de Sant'Anna, Leonardo Boff, Martha Medeiros, Fernando Morais e Zuenir Ventura dividirão espaço com nomes menos conhecidos. Os escritores brasilienses terão espaço especial dedicado à discussão da produção literária da capital federal.


A expectativa dos organizadores é atrair cerca de 500 mil pessoas durante os dez dias de evento, cujo custo está estimado em R$ 6,8 milhões. Os recursos vêm dos cofres do governo distrital, do Ministério da Cultura, de patrocínios privados e de locações de estandes. A entrada será gratuita.


“Queremos estimular a presença das pessoas de todos os lugares. Esta é uma bienal pública, na qual ninguém pagará nada para entrar”, destacou o secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira.


Além do bate-papo com autores e do lançamento de obras, o evento contará com uma extensa programação cultural, como a exibição de filmes de ficção e documentários, peças de teatro, duas exposições de artes visuais, recitais e palestras.

Realizada como parte da programação de aniversário de 52 anos de Brasília, o evento promoverá ainda 17 shows musicais, entre eles, os de Caetano Veloso, Nando Reis, Fernanda Takai, Capital Inicial, Oswaldo Montenegro, Chico César, o rapper GOG e a dupla Kleiton e Kledir.

A visitação escolar da 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura ocorrerá nos dias 14, 16, 17, 18, 19, 20, 21 e 23 de abril de 2012.


Para agendar sua visita basta fazer o cadastro informando o CNPJ da escola e o e-mail de contato neste link.


Fontes: G1 e Bienal

Nenhum comentário:

Postar um comentário