30 de agosto de 2010

Cicloativismo na Europa e em Brasília também. Bike Já!

Em Paris, as bicicletas já são parte da paisagem


Em alguns países da Europa, a bicicleta já foi definitivamente incorporada à paisagem. O uso, inclusive, é estimulado por vários governos. A avaliação deles é que políticas públicas para o setor têm reflexo na saúde e no bem-estar da população. Além disso, amenizam os problemas de trânsito nos grandes centros.


Paris – Um exemplo de incentivo é o sistema de aluguel de bicicletas de Paris: o Vélib. O esquema é simples. Basta se cadastrar no serviço – o que pode ser feito via internet – pagar uma taxa de sete euros por semana e pronto. As bicicletas estão espalhadas por vários pontos da capital francesa e o usuáriosó tem o trabalho de pedalar entre as estações de troca. As bikes têm cadeados e correntes próprios, cestinhas e faróis dianteiros e traseiros.


Amsterdã – Em Amsterdã, é mais fácil ser atropelado por uma bicicleta que por um carro. Pelo menos é o aviso dos guias locais. Não é para menos, as magrelas representam 37% do tráfego local. Lá, o turista pode comprar pacotes para só se locomover sobre duas rodas. Basta ir às diversas lojas espalhadas pela cidade e sair pedalando. Uma capa de chuva será bem vinda, pois chove muito por lá.


Barcelona – Outra cidade que também aderiu à moda é Barcelona. Desde 2007, as terras catalãs contam com o Bicing – um sistema parecido ao usado em Paris. Segundo o site oficial, são três mil bicicletas disponíveis na cidade, com estações de troca próximas aos pontos turísticos (como as praias de Barceloneta). As bikes são vermelhas e contam com um design arrojado, ao melhor estilo da arquitetura local.


Brasília – Em Brasília, uma boa iniciativa é o Bicicleta Livre, projeto de extensão da Universidade de Brasília (UnB) que visa incentivar o uso desse meio de transporte por meio de um sistema de bicicletas comunitárias no Campus Darcy Ribeiro. A ideia já havia sido posta em prática em 2009 mas não havia vingado por causa da depredação das bikes. As boas novas são que o programa voltará a funcionar em breve.


Cicloativismo – Yurie Baptista, Renato Zerbinato, Uirá, Pedro Macdowell, Poney, Bruno Aragão e muitos outros cicloativistas têm feito um brilhante trabalho em Brasília por meio de entidades como a Sociedade das Bicicletas, Rodas da Paz e BicicletadaDF. Palestras têm sido realizadas na UnB com o intuito de debater a questão da mobilidade urbana no Distrito Federal e temas como o incentivo que o governo tem dado ao uso de veículos automotores e a falta de espaços adequados para o ciclista. Parabéns a essa turma de cicloativistas e vamos implementar outro modelo de mobilidade urbana em nossa cidade.


Saudações verdes!


ADOLPHO FUÍCA – 43043

O Distrital que Brasília merece


Nenhum comentário:

Postar um comentário