11 de agosto de 2010

Bicicletas elétricas caem no gosto do brasiliense

As bicicletas elétricas conquistam cada vez mais o brasiliense e começam a virar febre nas ruas da Capital. Além de ser uma solução econômica, esse meio de transporte é ecologicamente correto. Com velocidade de até 45 quilômetros por hora, a bicicleta percorre até 60 quilômetros de distância após a recarga da bateria, que dura em média seis horas. Já os custos representam algo em torno de R$ 0,02 por quilômetro rodado. Para transitar, até o momento não é exigido carteira de motorista e emplacamento.

Dotadas de motor movido a bateria de lítio ou chumbo, recarregável em qualquer tomada, as chamadas e-bikes são silenciosas, não poluem o ar, desafogam o trânsito e ainda contribuem para a boa forma do ciclista, desde que, é claro, ele pedale e não fique só no comodismo da tração elétrica.

No DF, as bicicletas elétricas por enquanto são vendidas apenas na BRAVELE, na Cidade do Automóvel, Guará. Léo Caldas, proprietário da loja, conta que desde outubro de 2009 até hoje foram vendidas 559 bicicletas. Segundo ele, na China são fabricadas dois bilhões de bicicletas ao ano e o Brasil precisa incentivar o uso com a criação de ciclovias. “Essa semana vendi uma bicicleta elétrica para uma jornalista que trabalha como repórter do SBT. Esse tipo de veículo alternativo é ideal para quem precisa de maior mobilidade no Setor Comercial Sul ou Esplanada dos Ministérios, por exemplo”, afirma.

Há inúmeros argumentos que provam ser mais barato, mais inteligente, mais democrático e mais justo minimizar o uso de automóveis, enquanto se otimiza o sistema de transporte público e a infra-estrutura para pedestres e ciclistas. Paris ou Amsterdã são exemplos de cidades que priorizam os transportes coletivos e alternativos e a qualidade de vida é infinitamente superior àquelas que priorizam o uso do automóvel.

BICICLETA ELÉTRICA E-BIKE - LEV
Automomia: 30 Km
Capacidade de carga: até 100 kg
Velocidade Máxima: 30 Km/h
Motor: 350W/36v sem escovas
Tempo de recarga da bateria: 6 - 8 horas
Peso: 47,5 Kg
Ângulo Máximo de subida: 11º
Pressão dos pneus: 40 lb
Comprimento: 165 mm
Largura: 61 mm
Altura: 106,5 mm
Distância entre eixos: 111 cm

Serviço: BRAVELE
SCIA Quadra 13 Conj. 4 Lote 4
Guará - Cidade do Automóvel
Brasilia - DF

Tel: 61 3346-8900 / 8151-8900

df@golev.com.br

Saudações verdes!
ADOLPHO FUÍCA – 43043
O Distrital da Marina



Nenhum comentário:

Postar um comentário