1 de junho de 2010

Diga não aos copos plásticos!


Um dos elementos mais usados nas empresas e que muitas vezes passa despercebido, mas que ataca a natureza de forma violenta, são os copos plásticos descartáveis. Na maioria das vezes a pessoa faz uso do copo uma única vez e já o descarta. Mas quantas vezes essa mesma pessoa toma água por dia? Agora multiplique isso por todos os funcionários da empresa.

Os copos descartáveis demoram entre 100 e 450 anos para se decompor na natureza, além de sua reciclagem não permitir a geração de outros copos, pois os resíduos alimentícios são difíceis de serem eliminados. Isso sem contar a contraindicação do ponto de vista sanitário: o cafezinho quente em contato com o plástico acaba liberando substâncias nocivas ao organismo, diferente da caneca de porcelana ou vidro.

Em meio a tantos alertas sobre os possíveis efeitos do aquecimento global, devemos procurar alternativas para conter a poluição do meio ambiente.

Uma boa iniciativa seria cada um ter seu próprio copo, com isso o uso dos copos plásticos iria diminuir radicalmente, sendo oferecidos apenas a clientes e parceiros da empresa.

Canecas personalizadas
Mas, por que não transformar o problema dos copos descartáveis em uma excelente oportunidade para padronizar os copos usados na empresa?

Uma solução bacana e que já vem sendo usada é a adoção de canecas personalizadas com a logomarca da empresa.

Para os funcionários, é um presente um tanto quanto agradável ter sua própria caneca, e para a empresa é uma padronização que entra em harmonia com o campo visual.

Além de ecologicamente correto, a troca dos copos plásticos descartáveis por canecas personalizadas da empresa é uma opção um tanto quanto requintada, além de econômica, considerando que se gasta muito mais água e outros insumos para produzir e descartar embalagens plásticas do que a água e sabão que se gasta para lavar sua própria caneca.

Só para refletir: mais de 50% dos resíduos encontrados no mar têm alguma porção de plástico. Cerca de 56% do lixo plástico são de embalagens usadas, das quais 75% têm origem doméstica. No Brasil, 15% dos resíduos da coleta seletiva são compostos por plásticos.

Parabéns às empresas que já estão tomando atitudes ambientalmente corretas, como o uso de papéis reciclados e o uso de canecas e copos.

Se cada um fizer um pouquinho e colaborar com pequenos gestos, já é uma grande contribuição para as futuras gerações.

Saudações Verdes!

ADOLPHO FUÍCA




Um comentário:

  1. OTIMO TRABALHO! DIVULGUEM O NOSSO TAMBÉM;
    ORKUT: sluteatro.gmail.com

    BLOG: www.sluteatro.blogspot.com

    ResponderExcluir