29 de junho de 2010

Educação Ambiental em Condomínios


O Condomínio Império dos Nobres realizou no mês de Maio uma palestra sobre educação ambiental ministrada por mim e Luciana Lopes, gerente de capacitação e difusão de tecnologia sustentável do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM). Gratuito e aberto a todos os moradores, o evento teve o objetivo de alcançar vários grupos sociais como escolas e iniciativa privada, fazendo com que os participantes se tornem agentes multiplicadores das ações. Entre esses grupos estão os condomínios e o Império participa como pioneiro deste projeto.

Antes da palestra para os moradores, foi realizado o primeiro Curso de Educação Ambiental para condomínios. Os síndicos receberam certificado de 60 horas/aula. Representando o condomínio Império, participaram do curso Terezinha Lima e Madson Carneiro, ambos da administração, como também os moradores Eliana Carneiro e Maria Berenice Carneiro. No curso, os participantes discutiram vários projetos para a situação de cada condomínio e agora, com as visitas da equipe do IBRAM, estes projetos serão colocados em prática com o auxílio dos moradores.

Empolgada com as ações previstas no projeto, Terezinha Lima afirma que o curso veio de encontro aos interesses do condomínio. “Neste primeiro momento tivemos noções gerais de preseervação do meio ambiente, principalmente do solo, água (nascentes) e lixo. Fomos fazer o curso para contribuir nas soluções de melhoria para o meio ambiente. Agora faremos reuniões para aprofundarmos mais os estudos, como forma de sensibilizar o maior número de condomínios em busca de soluções ne nossos problemas ambientais. Os representantes de condomínios que fizeram o curso terão uma missão: multiplicar o que aprenderam nessa rede de educação ambiental”, explica Terezinha.

Investir na preservação do meio ambiente é bom para todos. Além da qualidade de vida, as ações do condomínio beneficiam a regularização. Podemos negociar com o governo que, em vez de punir o condomínio com multas, que o mesmo pague os danos à natureza com ações ambientais tais como plantar mudas de árvores. Estas são ações inicias. O objetivo é criar um selo com a escrita: Condomínio Amigo do Meio Ambiente, de forma que os que participarem das ações possam receber esse selo, uma espécie de atestado ambiental, como marca registrada do condomínio. A moradora Márcia Magarelli participou da palestra e tem uma avaliação positiva. “Foi muito instrutiva, acredito que se cada um fizer um pouquinho, preservando e ajudando o Cerrado, vamos ter uma qualidade de vida muito melhor”, opina.

Saudações verdes!

ADOLPHO FUÍCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário