16 de janeiro de 2012

Adeus mestre Teodoro Freire!

Faleceu o mestre da cultura popular, do Bumba-meu-boi no DF e comendador da Cultura, Seu Teodoro Freire, aos 91 anos, às 3h20 da madrugada (15/01/12) no Hospital Santa Helena, em Brasília.

Nascido na cidade interiorana de São Vicente de Férrea, teve o primeiro contato com a tradição do folclore nordestino aos oito anos. Convidado por Darcy Ribeiro (UnB) e Ferreira Gullar (Fundação Cultural do DF), mudou-se para Brasília em 1962, quando começou a trabalhar na Universidade de Brasília (UnB) como contínuo. Em dezembro do mesmo ano, deu início ao projeto do bumba-meu-boi na cidade e em 1963, criou o Centro de Tradições Populares, em Sobradinho, para difundir festas e danças do folclore nordestino.

Em vida, teve a honra e o merecido reconhecimento de receber das mãos do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e também do então Ministro da Cultura Gilberto Gil, a Ordem do Mérito Cultural tornando-se uma grande referência de cultura popular na cidade e tendo seu trabalho reconhecido como patrimônio imaterial do Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário