30 de setembro de 2011

Piora o serviço de fornecimento d’água e de coleta de esgoto no DF

Brasília cai quatro posições no ranking do saneamento básico nacional

Foi muito pequena a melhora brasileira na prestação dos serviços de fornecimento d’água potável, coleta e tratamento dos esgotos entre 2008 e 2009.

Somente 44,5% da população possuía, em 2009, rede de esgotos. Um aumento de 1,3% da população atendida em relação ao ano anterior.

Algumas cidades como Brasília apresentaram mesmo queda na qualidade dos serviços prestados. O levantamento tem base no SNIS – Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, ano 2009, recém divulgado pelo Ministério das Cidades. Ele mostra que Brasília deixou o time das dez cidades do país com os melhores serviços de saneamento, caindo da nona para a 13ª posição.

Segundo Édison Carlos, presidente do Instituto Trata Brasil, em termos fornecimento de água tratada, Brasília está numa situação confortável. “Há ainda um esforço a ser feito no que se refere ao índice de esgoto tratado por água consumida que estacionou na faixa dos 70% desde 2008. Especificamente em 2009, quando comparado a 2008, também houve diminuição dos investimentos (de R$ 283 milhões em 2008 para R$ 224 milhões em 2009), o que ajudou na queda da cidade no ranking” – diz o analista.

A pesquisa realizada pelo Instituto Trata Brasil avaliou os serviços prestados nas 81 maiores cidades brasileiras, com mais de 300 mil habitantes.

As dez cidades com melhores serviços de coleta e tratamento de esgoto no Brasil são:

  1. Santos (SP)
  2. Uberlândia (MG)
  3. Franca (SP)
  4. Jundiaí (SP)
  5. Curitiba (PR)
  6. Ribeirão Preto (SP)
  7. Maringá (PR)
  8. Sorocaba (SP)
  9. Londrina (PR)
  10. Ponta Grossa (PR)
  11. São José do Rio Preto.
  12. Brasília (DF)
  13. Belo Horizonte (MG)

Para fazer o ranking, o Trata Brasil considera várias informações prestadas pelas empresas operadoras de saneamento nas cidades, tais como a população total atendida com água tratada e com rede de esgoto; tratamento do esgoto por água consumida; índice total de perda de água tratada – calculado com base nos volumes totais de água produzida e de água faturada demonstrando a eficiência do operador, tarifa média praticada e que corresponde à relação entre a receita operacional do prestador do serviço e o volume faturado de água e de esgoto na cidade, além dos investimentos em relação à geração de caixa dos sistemas, compreendendo a arrecadação sem despesas operacionais. Para cada indicador o estudo estabelece um ranking de evolução e a combinação destes dados classifica a cidade no ranking.

O índice médio em coleta de esgoto nas 81 cidades foi da ordem de 57% da população. Apesar da queda na amplitude dos serviços prestados, Brasília está entre as 66, das 81 cidades analisadas, que informaram atender 80% da população com coleta de esgoto. Quatro cidades apresentaram índice zero de coleta de esgoto. Ou seja, nenhuma gota é coletada. São elas: Ananindeua (PA) e as cidades fluminenses de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João do Meriti.

Publicado em por Brasília por Chico Sant'Anna


Nenhum comentário:

Postar um comentário