29 de setembro de 2011

Cirurgia bancada pela Câmara à deputada Eliana Pedrosa causa indignação em internautas

Uma cirurgia de catarata da deputada distrital Eliana Pedrosa causou indignação entre os internautas que acessaram o Correiobraziliense.com.br nesta quarta (28/9). A reportagem publicada em Cidades DF divulgou que a parlamentar recorreu à Câmara Legislativa para conseguir que o plano dos servidores - que não cobre este tipo de procedimento - pagasse a cirurgia que teve de fazer.


Todos os comentários publicados na reportagem foram contra a atitude da deputada. Ao todo, 110 internautas escreveram seus depoimentos sobre a medida que beneficiou a distrital. Entre os comentários dos leitores, muitas dizem respeito à falta de necessidade financeira da parlamentar de recorrer a este tipo de recurso. Outros comentários se referem às filas de espera do SUS de pessoas que aguardam pela cirurgia de catarata. De acordo com Secretaria de Saúde, 1.120 pessoas aguardam no Sistema de Regulação e de Identificação do Usuário (Sisreg) para serem operadas.


Ao recorrer diretamente aos colegas da Mesa Diretora, Eliana Pedrosa encurtou etapas para conquistar o reembolso médico. Todos os processos analisados pelo Fundo de Assistência à Saúde da Casa (Fascal) podem ter até três etapas de avaliação. Na primeira tentativa, Eliana Pedrosa teve o pedido negado pelo plano de saúde e, tendo recorrido diretamente aos colegas, foi prontamente atendida. Muitos comentários também criticaram a Câmara Legislativa e os deputados distritais por permitirem e colaborarem com a atitude da parlamentar.


Relembre o caso

Em maio deste ano, a deputada Eliana Pedrosa precisou fazer uma cirurgia para tirar a catarata dos dois olhos. Nos padrões apresentados pelo médico de Eliana, o Fundo não cobria o tratamento. A distrital, então, conseguiu diretamente com os colegas da Mesa Diretora autorização para o ressarcimento dos gastos com a cirurgia. Ela se valeu de uma brecha legal, que poucos conhecem, com poder de delegar à esfera política a decisão sobre liberar ou não casos extraordinários. A parlamentar foi a única até agora a se beneficiar da cláusula. A cirugia e o tratamento custam cerca de R$ 6 mil.


Confira alguns comentários:

"A corrupção em Brasilia é uma epidemia e ninguém consegue conter isso. A Novacap, DER e Caesb continuam elaborando editais superfaturados e direcionados e nada é feito. É uma farra com dinheiro público." Carlos Neto "Enquanto milhares de pessoas ocupam listas enormes de hospital público essa empresária fura fila né!!!!!!! isso é BRASIL(BRASILIA)." Carlos Deus "Meu pai há quase dois anos para fazer esta cirurgia na rede pública e nada, um senhor de 72 anos. Nunca há vaga, que vergonha, tô passada!!!!!!" Rosineidy Nascimento


Nenhum comentário:

Postar um comentário