8 de setembro de 2011

Governador entrega homenagens a personagens de destaque para o Parque Ezechias Heringer


Pabéns Guto, mais que merecida homenagem!
Abraço do Fuíca


No último dia 05, durante o evento de lançamento das obras de implementação do Parque Ecológico Ezechias Heringer, no Guará, o governador Agnelo Queiroz prestou homenagem a duas importantes figuras para o parque. Os homenageados receberam uma placa de agradecimento pela dedicação e serviços prestados à unidade.

A primeira homenageada, filha do engenheiro agrônomo, ambientalista e botânico naturalista Ezechias Heringer, Anajúlia tinha apenas seis anos quando chegou a Brasília. Herdou do pai o interesse pela natureza e há mais de 20 anos se dedica à cultura de orquídeas. Juntamente com seu pai, foi responsável pela identificação e classificação de quase 300 espécies de orquídeas somente no DF.

O segundo laureado Antonio Gutenberg Gomes, mais conhecido por Guto Gomes, foi atingido por 5 tiros, em dezembro de 1996, quando participava de uma ação conjunta coordenada pelos órgãos ambientais da época, no Parque Ecológico Ezechias Heringer. Foi baleado por um invasor da unidade de conservação que estava realizando construção, para fins comerciais, no interior do parque.

Muito ligado à área ambiental, ainda em 1995, Guto fundou a Organização não governamental (ONG) Sociedade de Amigos do Parque Ecológico do Guará (Sapeg) e também participou da construção do Fórum de ONG’s Ambientalistas do DF. Entre os anos de 2003 a 2008, foi coordenador nacional do Zoneamento Ecológico Econômico do Ministério do Meio Ambiente.

Na ocasião, o governador parabenizou a população da região administrativa pela luta, de longa data, para implementação e preservação do parque. “Hoje é um dia muito importante, é o dia que vocês comprovam que a luta vale a pena”, afirmou o governador enquanto abraçava o homenageado Guto Gomes.

Além do governador e da primeira-dama, Ilza Queiroz, estiveram presentes ainda à cerimônia os secretários de Meio Ambiente, Eduardo Brandão; de Turismo, Luiz Otávio Neves; Particular do Governador, Bolivar Rocha e de Publicidade, Abimael Nunes; o presidente substituto do Ibram, Nilton Reis; os deputados federais Erika Kokay e Roberto Policarpo; o deputado distrital Evandro Garla; o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Roberto Carlos Batista e o comandante do batalhão de Meio Ambiente da Polícia Militar tenente-coronel, entre outras autoridades locais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário