9 de setembro de 2011

160 focos de incêndio foram registrados no DF durante toda a quinta-feira

Cerca de 160 focos de incêndio tomaram conta do cerrado no Distrito Federal nesta quinta-feira (8/9). Segundo a Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) do Corpo de Bombeiros, um deles começou na mata próxima ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek e se espalhou rapidamente por várias localidades da região. A fumaça foi vista em áreas como a QI 17 do Lago Sul e o Jardim Botânico.

Segundo o coronel Guedes, 32 viaturas e uma aeronave fizeram parte das operações dos Bombeiros para conter o fogo no Distrito Federal. Caminhões também seguiram para os pontos onde houve incêndios. Como as linhas de fogo eram grandes e as chamas evoluíram rapidamente, a fumaça chegou a ameaçar as operações no aeroporto.

As chamas foram vistas com mais intensidade em locais próximos à Estrutural e na via de acesso à Planaltina. O Ciade informou que ainda não é possível ter a dimensão exata das áreas atingidas em todo o DF.

 (Filipe Matoso/CB/D.A Press)
De acordo com os Bombeiros, o incêndio no Parque Nacional, registrado durante a madrugada, já foi controlado. Chamas atingiram ainda a Floresta Nacional, no caminho entre Taguatinga Norte a Brazlândia. No local, 200 bombeiros e 600 militares da Aeronáutica trabalharam no combate ao fogo. Participaram também 15 viaturas e um helicóptero. O forte vento contribuiu, e muito, para as chamas se espalharem. Além disso, redemoinhos foram vistos na região.

Mobilização

O fogo na Reserva da Base Aérea Militar mobilizou bombeiros, homens da Força Aérea e equipe do Aeroporto Internacional de Brasília. O incêndio foi uma continuação de um foco registrado nesta quarta-feira (7/9).

Cerca de 30 a 40 homens do Corpo de Bombeiros já estavam no local desde as 9h e 140 homens da VI Comar, da Força Aérea Brasileira, foram cedidos - a pedido dos bombeiros - para tentar controlar o fogo no local. A equipe foi auxiliada também pelo Corpo de Bombeiros do aeroporto. Um helicóptero fez o monitoramento da ação.
Segundo o coronel Geraldo Correa de Lyra, comandante da Base Aérea, o fogo atingiu uma área a aproximadamente a 200 metros da base e próximo também ao clube dos cabos e soldados da Aeronáutica, nas imediações da Base Aérea de Brasília.

Máscaras

A Escola Classe do Jardim Botânico teve de suspender as aulas no período da tarde desta quinta-feira (8/9) e da próxima sexta-feira (9/9). A coordenadora do centro de ensino, Lúcia Dutra, informou que cerca de 420 alunos estudam no local e têm idade entre 6 e 11 anos. "Uma professora chegou a passar mal, mas utilizamos as máscaras da época da prevenção contra a gripe H1N1 para ajudar os alunos e professores a se defenderem da fumaça", disse Lúcia. A coordenadora disse ainda que como a maioria dos estudantes é transportada de ônibus, a evacuação foi facilitada.

Fonte: CB

Nenhum comentário:

Postar um comentário