23 de agosto de 2011

Brasilienses recolhem 59 toneladas de lixo durante campanha no domingo

No dia do catador, ocorrido no último domingo (21/8), foram recolhidas 59 toneladas de resíduos sólidos das ruas, praças e parques das 29 regiões administrativas do DF, com exceção do Cruzeiro, que participaram do Limpa Brasil, Let´s do It!. Essa quantidade é três vezes maior que as 17 toneladas recolhidas no Rio de Janeiro, durante a estreia da campanha no dia 5 de julho deste ano. Mas, de acordo com a coordenadora-geral do Projeto Limpa Brasil em Brasília, Márcia Martinn, essa não é uma disputa de quem cata mais.


“É impressionante perceber que a sociedade civil precisa de uma sementinha só para conseguir se mobilizar e adquirir e propagar a conscientização. Eu tenho que agradecer aos moradores de Brasília e todos que colaboraram durante esse processo”, afirmou Márcia. Como forma de demonstrar esse agradecimento e homenagear a cidade, foi lançado um selo dos correios com o tema da campanha. “É uma homenagem com imagens de fotógrafos locais que vai marcar o primeiro ano da mobilização”, contou. A partir disso, será possível comercializar os selos nos Correios.

Edital

Durante o evento, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, anunciou a criação de um edital para construir um galpão para os catadores da Cidade Estrutural. O novo galpão conta com a promessa de cerca de 6 mil metros quadrados para funcionar como pólo de coleta seletiva. A intenção é fechar o lixão da Estrutural até o próximo aniversário de Brasília e valorizar os catadores, assim como aumentar a capacidade de reciclagem da cidade.

As próximas cidades a receber o evento são: Goiânia, Guarulhos, São Paulo e Belo Horizonte. “Esse montante [de 59 toneladas] é único e esperamos que para as próximas visitas exista uma conscientização e mobilização maior ainda”, comentou a coordenadora-geral, Márcia Martinn.

Reduzir lixo

Segundo o presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli, que apoia a campanha em Brasília, cerca de 30% de tudo o que vai para a mesa da população do país é perdido no caminho entre a produção e o consumidor. Para mudar essa cultura de desperdício, e reduzir a quantidade de lixo produzida diariamente o programa Cozinha Brasil, lançado em 2004 e presente em todos os estados, propõe uma educação alimentar que contribui com a redução da quantidade de lixo produzida todos os dias nos lares brasileiros.

“Mudar o mau hábito de jogar lixo em locais inapropriados é uma questão que não pode mais ser adiada. Agir com responsabilidade ambiental é um dever de toda a sociedade”, afirmou Meneguelli.

Fonte: CB

Nenhum comentário:

Postar um comentário