28 de abril de 2011

Partido Verde no DF: a caminho da renovação

O Movimento de Transição Democrática do PV reuniu-se em Brasília, DF, na noite de segunda-feira (25), no Auditório do Centro Cultural Brasília. Assinaram a lista de presença, 85 pessoas, sendo 41 filiados, 39 simpatizantes e outros que não se identificaram.

Dentre os filiados presentes, destacam-se as presenças de dois ex-candidatos a Deputado Federal pelo PV-GO, e um ex-candidato a Deputado Federal e sete ex-candidatos a Deputado Distrital pelo PV-DF. Dos 39 que se identificaram como simpatizantes na lista de presença, 23 indicaram cogitarem se filiar ao PV. A ausência do Secretário do Partido no DF, contudo, não facultou o preenchimento de fichas de filiação no momento.

A mesa foi composta por quatro integrantes da Executiva Nacional: Adriana Ramos, Juarez de Paula, Marina Silva e Mauricio Brusadin; seis da Executiva do DF: Guto Gomes, João Francisco, Pedro Ivo, Rafael e os dois companheiros do DF na Nacional; e Jaqueline Vieira, sub Secretária de Meio Ambiente do Estado de Goiás.

A reunião teve um caráter mais de sensibilização, tendo sido feitos uma atualização e um balanço da situação do Movimento de Transição Democrática do PV no país, com especial atenção para a situação no DF. Juarez de Paula abriu os trabalhos lendo o “Manifesto por um PV Aberto, Democrático e de Luta: Democracia Verde”, construído por militantes do PV-DF comprometidos com o processo de democratização do partido, dando o tom das demandas e reivindicações destes – Manifesto este postado à parte. Os componentes da mesa fizeram um histórico de todo o processo, desde antes da filiação de Marina Silva ao PV, até o presente, com destaque para as intervenções de Marina Silva e Mauricio Brusadin.

Seguiram-se intervenções de mais de 20 oradores, entre filiados e simpatizantes/observadores vinculados a diferentes movimentos e instituições: OAB, Rede de Tecnologia Social, Movimento Brasil & Desenvolvimento, Movimento Marina Silva, SEBRAE, IPEA, professores da UnB (CDS e FUB), entre outros. Os oradores se apresentaram e expuseram suas dúvidas e questões, suas demandas em termos de pautas para a atuação do partido, mas acima de tudo suas esperanças e solidariedade em relação ao Movimento de abertura e democratização do PV. Tentamos exercitar na reunião uma das dimensões que vislumbramos na vida partidária do PV: um partido aberto e arejado às contribuições emancipatórias dos núcleos vivos da sociedade, desatrelado da política como negócio e independente das sinecuras dos governos de turno. Reforçaram-se os três eixos que nortei am o Movimento Transição Democrática do PV: o direito dos filiados votarem e serem votados, baseado no princípio de “um filiado = um voto”, com o consequente fim da provisoriedade das executivas; o fim da reeleição para os cargos do partido, restaurando o espírito do parlamentarismo que constitui a orientação programática do Partido; e a postulação de candidaturas próprias (ou de alianças programáticas) para as próximas eleições, recuperando o protagonismo do Partido.

Ao logo e ao final do encontro, os participantes foram convidados a se integrar à agenda de mobilizações já previstas, relacionadas a temas caros ao PV: o lançamento nacional da Campanha Banda Larga é um Direito Seu! Uma ação pela Internet barata, de qualidade e para todos, que ocorreu ontem à noite mesmo, no Balaio Café, próximo ao CCB; a reunião da Rede ‘Nosso DF - Justo e Sustentável’, a ocorrer na próxima quinta, dia 28, às 19h; e a jornada de atividades públicas e mobilização nacional convocada pela coalisão SOS Florestas para, a partir do dia 28 abril, pressionar parlamentares a rejeitarem o substitutivo ao PL 1876/99 que pretende modificar o Código Florestal Brasileiro. Além disso, com base nos e-mails da lista de presença, definiu-se a convocação de uma próxima reunião, desta ve z com foco na análise e discussão do Estatuto e do Programa do Partido, incorporando os elementos programáticos da campanha presidencial – reunião que ocorrerá na primeira quinzena de maio.

Henyo Barretto

Nenhum comentário:

Postar um comentário