7 de abril de 2011

Jornada Contra o Uso de Agrotóxicos, em defesa do Código Florestal e pela Reforma Agrária - Dias 06 e 07 de abril em Brasília

Acontece em Brasília desde ontem, dia 6 de abril, a Jornada Contra o Uso de Agrotóxicos, em defesa do Código Florestal e pela Reforma Agrária. Serão dois dias de debates, mesas redondas, atos e audiência pública. Por meio desta excelente iniciativa, os organizadores querem discutir e reivindicar a eliminação do uso dos agrotóxicos, a manutenção do atual Código Florestal e a luta pela reforma agrária.


A primeira mesa redonda aconteceu ontem, às 8 horas da manhã, no auditório do Campus UnB Planaltina (http://e-groups.unb.br/fup/localizacao.htm), e teve como tema “Agrotóxicos - da pesquisa à industrialização e comercialização, saúde e justiça ambiental”.


Os palestrantes foram os professores César Koppe Grisolia (UNB) e Fernando Carneiro (UNB - integrante da Coordenação do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos). Os moderadores foram: professor Flavio M. Pereira da Costa - coordenador do núcleo de Agroecologia (FUP) e Ricardo T. Neder - Observatório do movimento pela tecnologia social na América Latina.


Ainda ontem, na parte da tarde, o tema em pauta foi a alimentação. As palestrantes Maria Luiza (Coordenadora de Agricultura Familiar - PNAE/FNDE) e Letícia Silva (ANVISA) trataram sobre a “Alimentação Escolar e Agrotóxicos: Os Princípios da Alimentação Saudável e da segurança alimentar”. A mesa foi moderada por Paula Petracco (IfamBiental), no auditório do IFB (http://www.ifb.edu.br/planaltina/ localizacao-planaltina), das 13:30h às 15:30h.


Quase no mesmo horário da palestra descrita acima, às 12:40hs, no Anfiteatro 09, também na UNB, acontecia a “Roda de diálogos sobre Agrotóxicos”. O assessor da comissão de saúde da Câmara, Prof. Fernando Carneiro (UNB), conversou com a também professora da UNB, Ana Maria Junqueira (Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária). O mediador foi Fábio dos Santos Miranda (da Associação Brasileira de Estudantes de Engenharia Florestal), fechando o dia com uma Marcha dos Trabalhadores em Defesa do Código Florestal, contra o Uso de Agrotóxicos e pela Reforma Agrária.


Confira as atividades para hoje, 07 de abril - às 7h da manhã no parque da Cidade (ExpoBrasilia) - acontecerá a concentração para a Marcha dos Trabalhadores em Defesa do Código Florestal, contra o Uso de Agrotóxicos e pela Reforma Agrária. De lá a manifestação segue até o Congresso Nacional, às 9h, onde haverá o debate sobre “Agrotóxicos e saúde dos trabalhadores”.


O evento ocorre no plenário 7 do Anexo II. Os palestrantes são da Via Campesina e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


E para finalizar a programação, das 14h às 17h – no Auditório 3 da Faculdade de Saúde Coletiva da UNB, O professor Fernando Carneiro dará uma aula ampliada sobre "Saúde, ambiente e trabalho: o risco dos agrotóxicos".


Saudações ambientais do Adolpho Fuíca


Nenhum comentário:

Postar um comentário