2 de abril de 2011

Bicicletada Brasília - eu dou meu apoio



No dia 25 de março, data em que completou um mês da tentativa de homicídio contra ciclistas participantes da Massa Crítica de Porto Alegre e que atingiu 17 pessoas e feriu cerca de 40, a Bicicletada – movimento “gêmeo” da Massa Crítica – voltou às ruas em Brasília.

Com bicicletas enfeitadas, faixas, panfletos e muito bom-humor, a Bicicletada Brasília tee início com uma c
oncentração às 18h30 e saída às 19h30, da Praça das Bicicletas (ao lado do Museu Nacional). O evento chamou a atenção do motorista brasiliense para a necessidade de conviver pacificamente com os ciclistas e para as vantagens de adotar a bicicleta em seus deslocamentos.

Além de coincidir com o aniversário de um mês da tragédia de Porto Alegre, esta edição da Bicicletada Brasília aconteceu no Dia Internacional Pelo Direito à Cidade, quando se lembra a urgência de democratizar o uso dos espaços urbanos.

A Bicicletada (ou Massa Crítica) é um misto de ato público e celebração que reúne ciclistas sempre na última sexta-feira de todo mês para divulgar a bicicleta como meio de transporte e reivindicar espaço e respeito no trânsito.

Definida como uma “coincidência organizada”, a Bicicletada surgiu na cidade de São Francisco, EUA (onde é conhecida como “Critical Mass”) e hoje é realizada em várias cidades mundo afora. Em Brasília, acontece há cerca de 8 anos.

Abraço do Adolpho Fuíca

Nenhum comentário:

Postar um comentário