16 de novembro de 2011

Lançamento do Coletivo Paulista do Movimento Nova Política

No dia 13 de setembro lançamos em Brasília a idéia da construção de um Movimento pela Nova Política que reuna nossos melhores esforços para debater, intervir e contribuir para a transformação das regras, instituições e ações políticas da sociedade brasileira e global. O movimento quer zelar pela prática e pela conjugação, de modo cada vez mais generalizado e permanente, de dois ideais: a democracia, que mostra sinais claros da captura pela supremacia da vida financeira, e a inadiável sustentabilidade. O esgotamento do modelo político representativo e fragmentado nos chama a estabelecer novas relações de poder na sociedade, baseadas numa visão integral e horizontal de democracia direta, na ética e na cidadania.

Ao sair do Partido Verde, há quatro meses, Marina Silva falou que era hora de sermos sonháticos e não pragmáticos. Naquele momento, os movimentos de democratização no Egito e em muitos países do oriente médio estavam apenas começando. As manifestações no mundo todo pedindo uma Nova Democracia e uma Nova Política estão cada dia mais fortes, expressando sentimentos que foram muito bem sintetizados por dois jovens - um americano do movimento Ocupe Wall Strett, que escreveu em um cartaz "Não vamos deixar dormir aqueles que não nos deixam sonhar", e um Chileno que escreveu em um grande faixa, "Nossos sonhos não cabem nas suas urnas".

No Brasil, temos tido uma boa melhoria no campo econômico e social nos últimos anos, mas o processo político não tem melhorado. As alianças partidárias, formadas a partir das conveniências da governabilidade e da distribuição fisiológica de parcelas do poder, simplesmente desconsideram os compromissos programáticos e os princípios éticos.

Apesar da boa situação econômica, começam a aparecer movimentos que, mesmo embrionários, mantém uma constância de atuação em torno de várias causas, como a luta contra a corrupção, em defesa das Florestas, da democracia real, do passe livre, da democratização ao acesso a Internet etc. Mas é preciso que esse processo tome corpo, gere novas formas de organização em rede e busque o compartilhamento na formulação de propósitos e no processo de decisão política.

Dessa forma, gostaríamos de convidar a todos para o Lançamento do Coletivo Paulista do Movimento pela Nova Política. A idéia é criarmos um espaço para agregar todos que sonham com uma outra forma de fazer política. No próximo dia 19 de novembro, às 10:00 horas, organizaremos nosso Movimento em São Paulo, com a presença de Marina Silva, Movimentos da Sociedade Civil, Parlamentares e cidadãos do Estado Inteiro.

Sua presença é fundamental, queremos ir longe, e para tanto precisamos fazer isso juntos.

Comissão Organizadora do Lançamento do Coletivo Paulista pela Nova Política
Facebook - https://www.facebook.com/event.php?eid=256434604407390

Nenhum comentário:

Postar um comentário