20 de setembro de 2010

Em defesa do Guará


Sou geógrafo, professor da Fundação Educacional do Distrito Federal, consultor em meio ambiente com 25 anos de experiência e morador do Guará, onde sou presidente da Associação de Amigos e Protetores do Parque do Guará (SAPEG). Defendo a implantação definitiva do Parque Ecológico do Guará e melhorias para a nossa cidade, que sem dúvida, merece o desenvolvimento, mas não de qualquer jeito.

Os inúmeros edifícios de até 28 andares espalhados pela cidade não significam qualidade de vida para a população. Ao contrário, além de agredir a urbanística e não estar de acordo com o Plano Diretor Local (PDL) original, comprometem a qualidade de nossos córregos e ameaçam a sobrevivência de importantes nascentes. Proponho criar mecanismos de defesa para nossos mananciais e patrimônios hídricos, que não podem se tornar reféns da especulação imobiliária.


Não é novidade que a saúde pública do DF está um caos, mas a situação do Guará é das mais alarmantes. Enquanto o Ministério Público investiga casos de desvio de verbas na Regional de Saúde, a população local sofre com a falta de atendimento. Nos postos de saúde, a fitoterapia foi abandonada e os tratamentos alternativos com frutos e plantas medicinais do cerrado foram deixados de lado, justamente numa época em que a Universidade de Brasília (UnB) comprovou por meio de pesquisas, o enorme potencial de cura de frutos como o jatobá, pequi, fava d’anta e muitos outros.


Defendo com veemência o aproveitamento culinário-farmacêutico dos frutos de nosso bioma, nossa riqueza maior.


A questão da mobilidade urbana também será vista com carinho no meu mandato como deputado distrital. A frota de automóveis no DF já ultrapassou o limite suportável e a bicicleta é uma alternativa real, ecologicamente correta e que merece ser tratada de forma justa pelos governantes. Estarei em busca de melhores condições para o ciclista. A ideia é criar uma espécie de Linha Verde cicloviária.Vamos implantar ciclovias interligadas com o Parque do Guará para a livre circulação do trabalhador que utiliza a bicicleta como meio de transporte e transformar os ciclistas profissionais em verdadeiros agentes do meio ambiente, com legitimidade e poder para denunciar queimadas criminosas e fiscalizar áreas de Proteção Permanente (APPs).


Vamos juntos buscar alternativas para uma melhor qualidade de vida em nossa querida cidade!


ADOLPHO FUÍCA – 43043 – O Distrital do Guará


Nenhum comentário:

Postar um comentário