19 de outubro de 2011

Metrô de Brasília recebe posto de coleta de lixo eletrônico


Uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com diversas empresas, instalou, em estações de metrô das principais capitais brasileiras, unidades de coleta seletiva para descarte de lixo eletrônico. Instaladas no sábado (15), como parte das atividades do "Mês do Consumo Sustentável", as caçambas podem receber qualquer tipo de material eletrônico, de computadores a fitas cassete. A coleta vai até o próximo dia 26, das 6h às 18h. As caçambas ficam na entrada das estações.

Equipamentos eletrônicos, se descartados de forma inapropriada, podem contaminar o solo e a água por conter metais pesados e outras substâncias químicas tóxicas. Em contrapartida, a reciclagem desses produtos é extremamente eficiente, sendo, por exemplo, que mais de 70% de um computador pode ser reciclado e retornar à produção industrial.

São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro tiveram a inciativa aplicada. A população dessas capitais pode entregar o seu eletroeletrônico nos postos de coleta instalados no mezaninos das estações.

Os postos recebem televisores, monitores, computadores, acessórios, notebooks, videocassetes, aparelhos de som, câmeras fotográficas, filmadoras, telefones, celulares, eletrodomésticos, cabos, fitas, CDs e DVDs, entre outros

SERVIÇO:
Local: Metrô Galeria DF
Horário: 06 às 18 horas
Data: Até o dia 26/10

2 comentários:

  1. Será que ninguem percebeu a dificuldade em se levar uma tv, monitor, computador ou aparelho de som que pode chegar a mais de 20kg por uma distancia que deve superar 100metros e ainda descer uma escada. Porque não colocaram o posto ao lado de uma via em que o lixo eletronico pudesse ser retirado do carro e entregue.

    ResponderExcluir
  2. Neste caso, acredito que o mais interessante seriam postos de coleta em estacionamentos de supermercados, shoppings (em frente ao Conjunto Nacional). Fica a dica para a próxima iniciativa semelhante organizada pelo Ministério do Meio Ambiente. Vamos fazer a sugestão no site (www.mma.gov.br). Abraços e obrigado pela visita! Adolpho Fuíca

    ResponderExcluir