4 de outubro de 2011

Dica: Faça uma horta no seu apartamento.






Olá amigos! Encontrei esta dica no site "oecocidades.com" e decidi imediatamente dividir essa ideia incrível com vocês. Vejam:

Quando pensamos em horta, a imagem que vem à cabeça são aqueles grandes espaços de terra, em locais tranquilos e pouco habitados do campo. Mas os moradores de grandes cidades cada vez mais têm descoberto as vantagens – e facilidades – de se criar pequenas plantações dentro de apartamentos. São ótimas para cultivar ervas usadas para tempero, como manjericão, manjerona, cebolinha, hortelã, sálvia ou capim-limão.

A primeira vantagem é evitar o desperdício, já que muitas plantinhas amarelam poucas horas depois de chegarem da feira. A segunda vantagem é que, cultivando a própria comida, há garantia de que ela está livre de agrotóxicos. O custo não passa de R$ 10 ou R$ 15 por floreira e o tempo de preparo da terra, uns 10 minutos, além da rega diária. Onde deixar os vasinhos? Na varanda, na janela, até mesmo no varal (pendurada por um pregador). A única exigência é que bata sol, de preferência pela manhã.

Confira um passo a passo para montar a sua horta de apartamento.

•Compre uma floreira ou prepare um recipiente – vale até mesmo as cestinhas em que são colocados os pregadores (boas opções para serem penduradas no varal ou com uma cordinha, perto da janela).

•No fundo do vaso, coloque brita, pedras, carvão ou bolinhas de argila.

•Depois, coloque a terra, deixando ainda um bom espaço para a superfície. Para iniciantes, vale comprar a terra já preparada (ela deve ser mista: 1/3 da vermelha, 1/3 da preta e 1/3 de húmus de minhoca e areia, tudo misturado)

•Insira a muda escolhida (os temperos, como o manjericão, são boa opção para começar), mas não force, para que a raiz não fique machucada. Logo depois, cubra com mais terra. Por cima, podem ser colocadas pedras para enfeitar.

•Agora é só regar e esperar que sua plantinha renda bons temperos.

Veja como fazer a hortinha na prática, através do vídeo produzido pela "veja.com":











Abraços fraternos!


Adolpho Fuíca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário