1 de junho de 2011

Semarh e Ibram lançam Semana do Meio Ambiente 2011

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do DF (Ibram) e a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), promove a Semana do Meio Ambiente.

Na ocasião, será realizada a 1ª Exposição Oportunidades Ambientais: Sustentabilidade, Emprego e Renda, além de fóruns, apresentações culturais, competições esportivas, entre outras atividades. O evento acontece entre os dias 2 a 5 de junho, às margens do Lago Paranoá, nas imediações da Concha Acústica de Brasília, no Setor de Clubes Esportivos Norte.

O evento visa promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e, além disso, oferecer uma visão diferenciada sobre as questões ambientais. A 1ª Exposição Oportunidades Ambientais apresenta tecnologias e produtos fabricados por meio de práticas sustentáveis, gerando emprego e renda pro Distrito Federal.

1ª Exposição Oportunidades Ambientais: Sustentabilidade, Emprego e Renda

A exposição reunirá 80 estandes distribuídos nas seguintes categorias: energia, habitação, resíduos, transporte, alimentação orgânica e sustentável, saúde ambiental, água, agricultura sustentável (rural e urbana), educação ambiental e turismo.

Os visitantes poderão conhecer artesanatos de material reciclável, biojóias, ecoturismo, vermicompostagem social, biscoitos artesanais, carro elétrico, bicicleta de bambu, artesanato, entre outros. O objetivo da mostra é trazer iniciativas que contribuam para a melhoria da qualidade ambiental, social e econômica com foco na geração de emprego e renda.

Fóruns

Durante a Semana do Meio Ambiente acontecerão cinco fóruns que provocarão a discussão sobre questões ambientais. Para lembrar o Ano Internacional das Florestas, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e comemorado em 2011, Claudia Rosa, coordenadora de Integração da Informação Florestal do Serviço Florestal Brasileiro, ministrará a palestra “A floresta e sua importância para a população”. A apresentação abordará a importância das florestas para a vida da população, trazendo o conceito dessas matas, os serviços ambientais desenvolvidos por elas e as formas de preservá-las, entre outros assuntos.

O Fórum das Águas intitulado “Rios Voadores” traz o ambientalista Gérard Moss contando suas descobertas durante o desenvolvimento do projeto de mesmo nome que estuda as correntes de ar que carregam umidade e vapor d’água de uma região à outra, para se transformar em chuva. O ambientalista, junto com sua esposa Margi Moss, desenvolveu uma nova tecnologia em parceria com o Centro de Energia Nuclear (CENA), em Piracicaba, para coletar amostra de massa de umidade a partir de uma aeronave. Essa pesquisa permitiu definir a origem do vapor d’água, das chuvas e dos rios nas regiões banhadas pelos rios voadores e indiretamente mapear o deslocamento das massas de ar que as transportam.

Outra importante questão que será tema de palestra é a Saúde Ambiental. O Doutor Luiz Maranhão, subsecretário de Saúde Ambiental da Semarh, introduzirá os tópicos considerados mais impactantes na saúde da população para serem discutidos em uma mesa redonda. Entre os temas propostos estão à qualidade do ar de Brasília, as conseqüências das queimadas para a saúde.

No Fórum Consumo sustentável e cidadania, Fernanda Daltro, coordenadora de Consumo Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, abordará sobre o uso de sacolas plásticas e a separação do lixo.

Além das discussões acima citadas, serão tratados também os temas: ecovilas e permacultura.

Educação ambiental

O evento promoverá oficinas de educação ambiental com o objetivo de introduzir as crianças, de forma lúdica, em questões relativas à preservação do meio ambiente. Na ocasião, os pequenos visitantes poderão participar da Trilha Agrosensitiva, que procura estimular o uso de outros sentidos além da visão, possibilitando uma reflexão sobre a vida no campo, por meio de uma aproximação com os elementos da natureza.

Já o Jogo Educativo Ambiental propicia conhecimento por meio de perguntas sobre o Cerrado, recursos hídricos e o papel do IBRAM no Distrito Federal. Os participantes que acertarem as perguntas receberão mudas de espécies do Cerrado.

O Projeto Fui ao Planetário é uma iniciativa da ESCOLA DA NATUREZA que promove sessões de discussão nas Escolas da Secretária de Educação com o objetivo de associar o estudo da astronomia à educação ambiental. A apresentação, por cerca de 40 minutos, mostra o céu noturno sem a poluição luminosa das grandes cidades. Uma linda simulação de viagem espacial finaliza a sessão.

A Oficina de Reciclagem de Papel, do Ibram, ensinará crianças e adultos a fabricar papel utilizando outros já usados. O Ministério do Meio Ambiente, como apoiador do evento, oferece também no uma grande oficina de reciclagem ministrada por um artista plástico. Durante os dois primeiros dias, crianças da rede pública de ensino e outros visitantes da Exposição realizarão uma grande obra de arte com resíduos sólidos que ficará em exposição durante o final de semana.

Atividades culturais e esportivas

A Semana do Meio Ambiente 2011 contará ainda com diversas apresentações musicais com artistas locais nos dois primeiros dias. Já no sábado e no domingo, a diversão fica por conta da segunda edição da Festa das Águas, realizada pela Caesb.

Os visitantes poderão ainda assistir a exibição de filmes com temáticas ambientais que serão exibidos nas salas de projeção preparadas dentro do pavilhão da exposição. No local, diversas obras cedidas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pelo Ministério do Meio Ambiente poderão ser apreciadas pelo público.

Para aqueles que gostam de praticar esportes junto à natureza também há diversas opções. Maratona de Canoagem e Stand up, travessia de natação, competições de jet ski e apresentação de wakeboard e wakesurf, paraquedismo e balonismo, torneios de futvôlei, vôlei de praia, skate dentre outras modalidades serão realizadas buscando instruir a população sobre o uso consciente dos recursos naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário