15 de março de 2012

Tatu-Bola para Mascote da Copa!

Confira aqui a campanha desenvolvida pela Associação Caatinga, no começo deste ano, para eleger o tatu-bola (Tolypeutes tricinctus), mascote da Copa do Mundo 2014.

Já há uma primeira conquista! A notícia ainda é extraoficial, porém diversos veículos de comunicação nacionais e internacionais estão divulgando que o tatu-bola foi escolhido pela FIFA para mascote da Copa do Mundo de 2014.


A proposta surgiu com o intuito de aliar a questão ambiental ao maior evento esportivo do planeta, além de mostrar ao mundo a exuberância e a riqueza da nossa natureza e fortalecer o compromisso ambiental que o Brasil precisa ter com a conservação da sua biodiversidade e com as espécies ameaçadas. O tatu-bola, espécie 100% brasileira, está ameaçado pelo desmatamento, pelas queimadas, pela caça e pela fragmentação de habitat. Quando se sente ameaçado o animal assume o formato de uma bola enrolando-se em sua carapaça, daí o seu nome.


O mascote deverá ser oficializado em setembro pela FIFA. Agora já estamos concentrados nos próximos passos. Queremos que a Copa 2014 deixe, além de infraestrutura e mobilidade urbana, um legado ambiental e que ajude o tatu-bola e outras espécies ameaçadas a saírem da lista vermelha. Vamos unir forças para que esta Copa, realizada no país da megadiversidade, contribua com ações concretas para a proteção da natureza.


A Associação Caatinga agradece pelo apoio. Essa vitória é de todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário