1 de março de 2012

Onda de sequestros muda os hábitos de brasilienses

Diante dos frequentes casos registrados na cidade, especialistas em segurança alertam para a necessidade de, em vez de pânico, o brasiliense tomar precauções que minimizem as chances de ser mais uma vítima de bandidos.

Os cinco sequestros relâmpagos registrados na noite da última segunda-feira entraram para uma conta que já assustava os brasilienses: 71 crimes do gênero ocorreram desde o início do ano no Distrito Federal. Somente em janeiro, 56 vítimas foram feitas reféns por criminosos na capital, o equivalente a um caso a cada 13 horas. O índice já havia subido 33,9% de 2010 para o ano passado, quando a polícia registrou 675 sequestros relâmpagos. Os números chocam e mudam hábitos dos moradores, que, cada vez mais cuidadosos, evitam dar chances para os criminosos. Para especialistas, a cautela é fundamental, mas a comunidade deve evitar o pânico causado pelas notícias negativas.

A história da estudante de 32 anos rendida por dois adolescentes na Asa Sul e levada para São Sebastião, onde foi estuprada, chocou mulheres com rotinas similares à da vítima. A universitária Jeruza Lima de Souza, 22 anos, moradora do Guará, confessa que se assustou com o caso e afirma que o ocorrido serve como um novo alerta. “Não saio mais à noite, fico morrendo de medo. Não fico na porta do colégio e espero meu namorado me buscar lá dentro. Só saio com ele”, conta. Ela começou a tomar esses cuidados depois que quase foi vítima de um assalto há alguns meses. O receio de ser vítima de roubos e estupros ainda cresce cada vez que ouve casos que mostram o aumento de violência na vizinhança.

Fonte: CB

Nenhum comentário:

Postar um comentário