30 de abril de 2012

Fábrica da Coca-Cola fecha na China após detecção de cloro na bebida




Xangai - Uma fábrica engarrafadora da Coca-Cola foi fechada temporariamente na região norte da China depois da notícia de que foi detectada a presença de cloro no refrigerante, informaram as autoridades locais. A agência de inspeção de qualidade de produtos da província de Shanxi ordenou a abertura de uma investigação após denunciarem anonimamente sobre a contaminação de alguns lotes da bebida.

Um porta-voz da Coca-Cola declarou que o fechamento da fábrica não foi decidido por problemas de segurança alimentar ou do nível do cloro na água, mas por outras questões. O cloro serve para matar as bactérias no tratamento da água potável, mas um índice muito elevado pode ser perigoso para a saúde.

Os problemas detectados, que não tiveram detalhes divulgados, não afetaram em nenhum momento a segurança dos produtos no mercado, segundo um comunicado da Coca-Cola. Os escândalos alimentares são frequentes na China, onde a opinião pública é cada vez mais sensível ao tema. As vendas de Coca-Cola no país asiático, que representaram no ano passado 7% do total mundial, continuam em alta e a empresa pretende investir quatro bilhões de dólares no país até 2014. A Coca-Cola tem mais de 40 fábricas engarrafadoras na China.

Passeio Ciclístico em Brasília no Dia do Trabalhador


No Dia do Trabalhador, celebrado no dia primeiro de maio, acontecerão diversas atividades para toda a família brasiliense, a partir das 9h, na Torre de TV. As ações se iniciam com o Passeio Ciclístico do Trabalhador.

A saída ocorrerá no estacionamento da área norte da Torre, em um percurso de 5,5 quilômetros, passando pelo Memorial JK e com chegada no mesmo local de saída. Serão sorteadas 40 bicicletas. A inscrição poderá ser feita no local antes do passeio e é gratuita.

Paralelo ao passeio ciclístico, durante todo o dia a comunidade poderá usufruir de diversas atividades como oficinas de criação e arte, educação nutricional, exame oftalmológico, espaço fitness, escovódromo, além de palestras educativas. A expectativa é de que 10 mil pessoas participem da ação. A partir das 12 horas iniciam os shows com os cantores Cely Curado, Rogério Midlej, Afonso Gadelha, Sheilami, Trem da Cores e os palhaços Irmãos Saúde. Ao final, os trabalhadores serão homenageados com uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Brasília, a partir das 18h30. A programação é gratuita. Mais informações: 0800.617.617.

Fonte: SESC

27 de abril de 2012

A Rede da Carta da Terra Brasileira e a Juventude rumo à RIO+20

O propósito desses seminários online é proporcionar para a juventude ao redor do mundo com um espaço virtual aonde possam interagir uns com os outros para aprender e se informar sobre o processo da RIO+20 e como podem se envolver, assim como informar e engajar outros jovens sobre a RIO+20.

No Brasil visa colaborar com o projeto da juventude da Carta da Terra e da RIO+20 na visão de como utilizar a Carta da Terra nas mobilizações da RIO+20 e além, e buscar a conexão dos jovens pontes na formação dessa rede de articulação baseada nos valores e princípios da Carta da Terra como base dessa nova política, economia e governança que buscamos!

Os objetivos principais são:

- Obter conhecimento geral sobre a Rio+20 e sua importância. 
- Aprender/se atualizar sobre a Rio+20 e sobre as preparações da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (UNCSD ).
- Trocar informações com líderes jovens e se inspirar para agir.
- Desenvolver capacidades (habilidade, conhecimento, competência, atitude, valores) para inspirar e mobilizar os jovens com a Carta da Terra.
- Criar um leque de ações criativas e suas campanhas com a Carta da Terra voltado para a Rio+20

Parte II: Ações da Juventude

- Ativismo Jovem
- Como contribuir para o processo?
- Como aumentar participação?
- Como influenciar tomadores de decisão?
- Como criar campanhas e projetos?

Link do evento global no facebook:http://www.facebook.com/events/404101416268435/

26 de abril de 2012

Senado aprova a venda de remédios em supermercados

O Senado aprovou ontem uma medida provisória que libera a venda de medicamentos em supermercados, armazéns e empórios -desde que não estejam sujeitos a prescrição médica.

O texto prevê que os estabelecimentos comerciais devem observar "relação a ser elaborada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)" posteriormente para a venda dos medicamentos, mas não traz nenhuma regulamentação.

O projeto que transforma a medida provisória em lei será encaminhada à sanção da presidente Dilma Roussef.
Mas até senadores aliados do governo criticaram a MP. Ex-ministro da Saúde, o senador Humberto Costa (PT-PE) pediu que a presidente não sancione o artigo e disse ainda que a tendência de Dilma é de vetar o projeto.

"Se esse artigo não for vetado pela presidente garantirá que estabelecimentos comerciais poderão dispensar e comercializar medicamentos, o que se trata de um verdadeiro absurdo. O líder do governo e o relator da MP podem assumir a pressão para que haja o veto a este artigo."

INCLUSÃO
A autorização foi incluída em um texto originalmente encaminhado pelo governo ao Congresso que previa a desoneração das contribuições sociais sobre produtos destinados a portadores de deficiência e do IPI nas operações de compra de veículos automotivos para os portadores de deficiência.

Além dos medicamentos, a MP traz outros dez assuntos que não têm ligação com o seu objeto principal. Irritada com o excesso de "contrabandos", a oposição reagiu.

Como os oposicionistas não são contrários à isenção fiscal de produtos para deficientes físicos, acusam o governo de ter se aproveitado de um tema consensual para incluir outros assuntos.

OUTROS PAÍSES
 Nos EUA, remédios que não precisam de prescrição como analgésicos, antitérmicos, antialérgicos e laxantes, podem ser encontrados em supermercados e até em lojas de conveniência.

No Reino Unido, esses medicamentos também podem ser vendidos em mercados.

Fonte: Folha de São Paulo

Julgamento das cotas é suspenso no STF e será retomado hoje

Fonte: Folha de São Paulo


O julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a constitucionalidade do sistema de cotas raciais da UnB (Universidade de Brasília) foi suspenso por volta das 19h20 desta quarta-feira. Ele deve ser retomado na quinta-feira (26) às 14h.

Julgamento das cotas raciais no STF é reiniciado após intervalo
Supremo retoma hoje julgamento das cotas em universidades
 
Segundo a ação, ajuizada pelo DEM em 2009, com o sistema estão sendo violados diversos preceitos fundamentais fixados pela Constituição de 1988, como a dignidade da pessoa humana, o preconceito de cor e a discriminação, afetando o próprio combate ao racismo. Neste momento, a advogada voluntária do DEM, Roberta Kaufmann, faz a defesa da ação.

O relator do processo, ministro Ricardo Lewandowski, julgou improcedente o pedido do DEM e considerou constitucional o sistema de cotas adotado pela UnB.

Antes do relator, 13 pessoas fizeram sustentações orais sobre o caso, contra e a favor as cotas.
Contra o sistema se manifestaram a advogada do DEM (Partido dos Democratas, que é autor da ação), Roberta Kauffman; Juliana Corrêa, representante do Movimento Pardo Mestiço Brasileiro; e Wanda Cerqueira, do Movimento Contra o Desvirtuamento do Espírito da Política de Ações Afirmativas nas Universidades Federais.

As outras dez falas foram pró-cota, incluindo a do Advogado-Geral da União, Luis Inácio Adams; a da vice-Procuradora-Geral da República, Deborah Duprat; e a do advogado Márcio Thomaz Bastos, que representa a Anaad (Associação Nacional de Advogados Afrodescentes).


Editoria de Arte/Folhapress

23 de abril de 2012

Criança de seis meses morre após sofrer violência sexual



Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br

Uma criança de seis meses morreu na manhã deste domingo (22) em Santo Antônio do Descoberto (GO), município localizado na Região Metropolitana do DF. A vítima apresentava sinais de estrangulamento, abuso sexual e uma queimadura, o bebê foi encaminhado ao Hospital Municipal da cidade pelos próprios pais, mas faleceu instantes após os primeiros exames.

De acordo com informações do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciops), os pais são os principais suspeitos de terem cometido as agressões. A polícia os mantém detidos até a conclusão de um laudo preliminar do Instituto Médico Legal (IML)  que tem como objetivo identificar a violência sexual. Se comprovada a violência, ambos serão indiciados preliminarmente por abuso sexual e homicídio doloso.

De acordo com a mãe da criança, o pai da menor ficou responsável pela mesma na noite da última sexta-feira e neste sábado a menina já apresentava hematomas pelo corpo. Na ocasião ele se justificou afirmando que o bebê havia caído do berço. A vítima fatal seria o segundo filho do casal, a outra criança que hoje tem três anos também foi submetida aos procedimentos do IML para identificar evidências de abusos.

Homens da Polícia Militar cercaram o Ciops para evitar que populares invadam a unidade. Mais cedo houve uma tentativa de linchamento contra os suspeitos.

Relator do mensalão quer definição de como será julgamento

O ministro Joaquim Barbosa, relator do caso do mensalão, vai apresentar nesta semana uma questão de ordem ao plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) para que a corte já discuta como vai proceder no julgamento, informa a coluna de Mônica Bergamo, publicada na edição desta segunda-feira da Folha de São Paulo.

Ele acha desnecessário esperar a apresentação do voto do revisor do caso, Ricardo Lewandowski, para que os magistrados decidam, por exemplo, quantas horas serão reservadas à sustentação da denúncia e como será apresentado seu relatório -se de uma vez ou por partes.

20 de abril de 2012

Brasil: Crianças bebiam água do gado em fazenda de político flagrada com escravos

Diário de Natal

Publicação: 19/04/2012 19:58

Sete pessoas foram resgatadas de condições semelhantes às de escravos em uma fazenda no Estado do Maranhão, após denúncia de trabalhadores. No local, foi constatado que crianças e adultos bebiam a mesma água que o gado, na Fazenda Bonfim, zona rural de Codó (MA).

De acordo com reportagem da agência de notícias Repórter Brasil, a água era retirada de uma lagoa suja, repleta de girinos, armazenada em potes de barro e consumida sem nenhum tratamento ou filtragem. A mesma lagoa era utilizada ainda para o banho dos empregados que utilizavam o mato como banheiro, já que no local não havia instalações sanitárias.

A propriedade pertence à empresa Líder Agropecuária, que consta na declaração de bens do deputado estadual Camilo de Lellis Carneiro Figueiredo (PSD/MA). À Repórter Brasil, o deputado Camilo afirmou desconhecer as denúncias e disse que a fazenda é administrada por seu pai, Benedito Francisco da Silveira Figueiredo, o Biné Figueiredo, ex-prefeito de Codó. Biné, por sua vez, nega que seja administrador e alega que não há trabalhadores na propriedade, "apenas moradores", segundo a reportagem.

Propriedade - A fazenda da família Figueiredo era usada para criação de gado para corte. Os trabalhadores libertados eram responsáveis pela limpeza do pasto, com a retirada de ervas daninha e arbustos, e ficavam alojados em barracos feitos com palha. Nos abrigos, não havia sequer proteção lateral, apesar de serem habitados por famílias inteiras, inclusive com crianças.

Os trabalhadores resgatados não possuíam Carteira de Trabalho e da Previdência Social assinada e exerciam as atividades sem nenhuma proteção individual. "Todas as irregularidades e ilegalidades constatadas constituíram total desrespeito a condições mínimas de dignidade da pessoa humana, distanciando-se da função social da propriedade e ferindo assim, além dos interesses dos trabalhadores atingidos, também o interesse público", disse à Repórter Brasil o auditor fiscal Carlos Henrique da Silveira Oliveira, que coordenou a ação.

A maioria das pessoas libertadas era de Codó (MA) e estava há cerca de dois meses na fazenda. O resgate aconteceu no início de março a partir de uma ação conjunta da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão (SRTE/MA), Ministério Público do Trabalho e Polícia Federal.

18 de abril de 2012

II Manifestação contra a Vivisecção e Experimentação em Animais

O grupo Libertação Animal Brasília gostaria de convidar todos/as os/as brasilienses para a II Manifestação contra a Vivisecção e Experimentação em Animais.

A atividade busca denunciar e conscientizar a sociedade sobre a realidade oculta de exploração e tortura de animais que são usados em universidades e laboratórios para fins de experimentação.

A manifestação será no dia 28 de abril e a concentração está prevista para as 15 horas em frente à estação do metrô da rodoviária (próximo ao Conjunto Nacional). Posteriormente, o grupo de manifestantes fará uma caminhada no trecho Rodoviária – Conic – Conjunto Nacional.

A convocação para este protesto foi feita em nível nacional pelo grupo Cadeia Para Quem Maltrata os Animais, que possui atualmente uma página no Facebook que conta com a participação de mais de 80 mil pessoas. Em Brasília, a organização ficou a cargo do "Libertação Animal Brasília" (contato: bsblibertacao@gmail.com), juntamente com grupos de defesa dos direitos animais do DF e ativistas independentes.

Informamos que como prévia da manifestação, haverá uma série de atividades ao longo da próxima semana, com atos públicos nos dias 23 e 27 de abril, no Restaurante Universitário da Universidade de Brasília às 12:15 e em frente ao Ministério da Ciência e Tecnologia às 8:30, respectivamente. Haverá também exibição do documentário Não Matarás no dia 24 de abril às 12:00 no Auditório 4 do Instituto de Biologia da Universidade de Brasília, seguido de debate. Toda a programação de atividades previstas para a próxima semana pode ser acessada em nosso blog www.bsblibertacao.blogspot.com.

Contamos com o apoio de todas as pessoas na divulgação da manifestação! Sua presença é fundamental!


SERVIÇO:

O que: II Manifestação Anti Vivissecção e Experimentação Animal

Quando: dia 28 de abril – em diferentes cidades brasileiras e do exterior

Onde: Protesto passeata no trecho “Rodoviária - Conic - Conjunto Nacional”

Horário: a partir das 15h (concentração) e 16h (passeata)

Organização nacional: Cadeia Para Quem Maltrata os Animais – WEEAC

Realização em Brasília: Grupos de defesa dos direitos animais do DF e ativistas independentes (organizadora responsável Patrícia El-moor – Libertação Animal Brasília)

Informações: bsblibertacao@gmail.com

SAIBA MAIS:

- Manifesto redigido por Sergio Greif, em 17/02/2012 http://contatoanimal.blogspot.com/2012/02/manifesto-da-ii-manifestacao-nacional.html



- BLOG com textos informativos sobre o tema:

http://contatoanimal.blogspot.com/

- RELAÇÃO ATUALIZADA das cidades brasileiras que integram o evento nacional e internacional:

http://contatoanimal.blogspot.com/2012/02/ii-manifestacao-nacional-anti.html

17 de abril de 2012

Sarau da Diversidade na Escola da Natureza


Prezados amigos e parceiros !!!
A Escola da Natureza convida a todos para o Sarau da Diversidade, a ser realizado no dia 20 de abril, 6a. feira, a partir das 17:00, conforme programação anexa.
A temática a ser abordada será a diversidade cultural, relacionada às várias etnias, considerando o Dia do Índio (19 de abril), bem como os povos do cerrado, homenageando também a comunidade kalunga de Cavalcante - GO.
Na oportunidade teremos a presença de representantes da Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz que farão a doação oficial para a Escola da Natureza de painéis e maquete hidrográfica relacionada à biodiversidade.
Esperamos todos vocês com muita alegria e com muita vontade de compartilhar !!!
Abraços ecológicos,
Equipe da Escola da Natureza.

16 de abril de 2012

Começou a Primeira Bienal do Livro de Brasília

Ao todo, o evento reunirá 150 autores dos mais diversos gêneros (poesia, ficção, biografia, jornalismo, infantojuvenil, crônicas).



Brasília - Com a meta de colocar o Distrito Federal no calendário dos grandes eventos literários no país, começou neste final de semana, a 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura.


Com estrutura montada em uma área de 14 mil metros quadrados na Esplanada dos Ministérios, próxima ao Congresso Nacional, a bienal vai dedicar especial atenção à literatura contemporânea, sobretudo a africana.


Ao todo, o evento reunirá 150 autores dos mais diversos gêneros (poesia, ficção, biografia, jornalismo, infantojuvenil, crônicas). Entre os participantes estrangeiros está o vencedor do Prêmio Nobel de 1986, o nigeriano Wole Soyinka, que, durante o evento, lançará o primeiro livro em português, O Leão e a Joia. Soyinka será um dos homenageados na bienal, ao lado do cartunista Ziraldo.


Também está confirmada a presença do argentino Mempo Giardinelli, do chileno Antonio Skármeta, do paquistanês Tariq Ali, da norte-americana Alice Walker, da indiana Vandana Shiva e do norte-americano Daniel Polansky, cujo livro de estreia, Cidade das Sombras: O Guardião, acaba de ser lançado no Brasil.


Entre os brasileiros convidados, autores como Milton Hatoum, Affonso Romano de Sant'Anna, Leonardo Boff, Martha Medeiros, Fernando Morais e Zuenir Ventura dividirão espaço com nomes menos conhecidos. Os escritores brasilienses terão espaço especial dedicado à discussão da produção literária da capital federal.


A expectativa dos organizadores é atrair cerca de 500 mil pessoas durante os dez dias de evento, cujo custo está estimado em R$ 6,8 milhões. Os recursos vêm dos cofres do governo distrital, do Ministério da Cultura, de patrocínios privados e de locações de estandes. A entrada será gratuita.


“Queremos estimular a presença das pessoas de todos os lugares. Esta é uma bienal pública, na qual ninguém pagará nada para entrar”, destacou o secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira.


Além do bate-papo com autores e do lançamento de obras, o evento contará com uma extensa programação cultural, como a exibição de filmes de ficção e documentários, peças de teatro, duas exposições de artes visuais, recitais e palestras.

Realizada como parte da programação de aniversário de 52 anos de Brasília, o evento promoverá ainda 17 shows musicais, entre eles, os de Caetano Veloso, Nando Reis, Fernanda Takai, Capital Inicial, Oswaldo Montenegro, Chico César, o rapper GOG e a dupla Kleiton e Kledir.

A visitação escolar da 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura ocorrerá nos dias 14, 16, 17, 18, 19, 20, 21 e 23 de abril de 2012.


Para agendar sua visita basta fazer o cadastro informando o CNPJ da escola e o e-mail de contato neste link.


Fontes: G1 e Bienal

13 de abril de 2012

Parque do Guará na visão do Prof. Adolpho Fuíca


O professor e geógrafo Adolpho Fuíca fala sobre o Parque Ezechias Heringer e as obras de melhoria do Parque que estão paradas.

12 de abril de 2012

Anistia para desmatador deve ser estendida por 60 dias

Decreto publicado amanhã libera de multa produtor que não demarcou reservas legais

BRASÍLIA – A suspensão da cobrança de multa para desmatadores será prorrogada. Nesta quinta-feira será publicado no “Diário Oficial da União” decreto que deve manter a anistia por 60 dias. O decreto de crimes ambientais, editado em 2008 e que suspende a aplicação de multas aos produtores rurais que não tiverem suas reservas legais demarcadas, perdeu sua validade nesta quarta-feira. Nesta noite, se reuniram a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e o relator do Código Florestal na Câmara, deputado Paulo Piau (PMDB-MG), para acertar a prorrogação.

Se o decreto não fosse renovado, jogaria na ilegalidade a maioria dos donos de terra do país. O governo já havia sinalizado na semana passada que o decreto seria prorrogado, dando mais tempo para a negociação do novo Código Florestal, que está em sua etapa final de tramitação na Câmara.

Com a prorrogação do decreto, o governo ganha tempo para tentar convencer ruralistas a abrir mão de algumas mudanças no texto aprovado pelo Senado e que ainda precisa ser votado no plenário da Câmara. Em dezembro do ano passado, depois de acordo fechado entre o Ministério do Meio Ambiente e os ruralistas, o Senado aprovou uma versão de consenso dentro do governo. Os ruralistas querem, principalmente, retirar do texto aprovado pelos senadores a obrigação de recuperar parte do desmatamento em margens de rios.

O Código Florestal atual é considerado por ambientalistas moderno e adequado para a proteção da natureza. Para a maior parte dos cinco milhões de produtores rurais do país, o código não leva em conta a realidade econômica do país e é de difícil cumprimento. O primeiro relator da matéria, o hoje ministro do Esporte, Aldo Rebelo, alertava que 90% dos produtores estão na ilegalidade por não conseguirem seguir a lei, que é de 1965.


Fonte: O Globo

Diretor do DFTrans esclarece na Justiça problemas no transporte coletivo

A 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon) instaurou, nesta quarta-feira (11), inquérito civil para investigar o atendimento prestado pelas empresas de transporte coletivo responsáveis pelo percurso entre Planaltina, Planaltina de Goiás, Formosa e Plano Piloto. O diretor do DFTrans, Marco Antônio Campanella, deverá comparecer à Promotoria nesta sexta-feira (13) para prestar esclarecimentos sobre a situação e as empresas responsáveis pelos trajetos indicados deverão se explicar, por escrito, no prazo máximo de três dias.

As investigações irão apurar se essas empresas estão cumprindo seus deveres com os consumidores, ou seja, se estão prestando um serviço de transporte coletivo adequado, eficiente e seguro. A queixa, divulgada em várias veículos de comunicação, é que elas têm deixado de cumprir o contrato de transporte em face de vícios e defeitos nos ônibus (arts. 14 e 20 do Código de Defesa do Consumidor). O promotor de Justiça Leonardo Bessa explica que o descumprimento pode acarretar o pagamento de multa que vai até 10% da receita semestral da empresa.

Por conta dos fatos ocorridos na manhã de ontem (11), em que passageiros indignados com a constante ocorrência de defeitos e problemas nos ônibus interditaram a BR-020, num protesto contra as deficiências do transporte coletivo, a Prodecon considerou que os fatos configuram, em tese, ofensa a interesses patrimoniais e extrapatrimoniais da coletividade de consumidores (dano moral coletivo) e, por isso, resolveu instaurar inquérito civil para apuração completa dos fatos.



Fonte: MPDFT

GDF decide doar as bicicletas do programa

O Governo do Distrito Federal tomou mais uma decisão acerca das bicicletas do programa “Caminho da Escola – Bicicleta Escolar”. Foi publicado no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (11) um decreto onde fica decidido que haverá a doação das bicicletas e capacetes do programa para os alunos da rede pública de ensino, ou seja, os estudantes serão, a partir de agora, donos dos equipamentos.


Segundo a Secretaria de Educação, a mudança no programa ocorreu devido à baixa adesão dos alunos. “Acreditamos que esse novo formato do programa terá mais adesão porque houve resistência dos pais dos alunos em assumir um bem público. Muitos ficaram com medo de furto e isso contribuiu para que não fosse efetivo”, explicou o subsecretário de desenvolvimento educacional da secretaria, Márcio Eduardo de Moura Aquino. Antes as bicicletas foram disponibilizadas no regime de comodato, o que siginifica que ao final do Ensino Médio os alunos teriam que devolvê-las às escolas.


Cerca de 400 alunos se inscreveram no programa quando do seu lançamento. Ao todo, são 300 bicicletas a serem distribuídas e as primeiras escolas a serem contempladas são as mesmas de quando o Caminho da Escola foi anunciado em agosto do ano passado. “Para se ter uma ideia, apenas oito alunos chegaram a receber as bicicletas”, disse Márcio. As escolas são a Centro de Ensino Médio 804 e 111.


Os alunos aprovam, mas alguns ainda não acreditam que a distribuição vá funcionar. “Eu preferiria vir de bicicleta porque sou sedentário e economizaria o dinheiro do ônibus. Achei chato eles recolherem as bicicletas, tinha gente contando com isso”, opina o estudante Albert Soares da Silva, 17 anos.


Para Lucas da Silva, 17 anos, o programa não terá futuro. “Não acredito que vá funcionar. Se não funcionou da primeira vez, como vai ser agora?”, questiona. Outro estudante acredita que essa é apenas uma forma de arrecadação de fundos. “Eles distribuíram, mas depois pegaram de volta. Isso é errado. Eles querem arrecadar dinheiro. Essa verba podia ser usada pra investir em outra coisa, em colocar um ônibus pros alunos, por exemplo. E ainda geraria emprego”, fala Lucas Barbosa, 17 anos.


A Secretaria de Educação informou que, após o estabelecimento dos critérios de doação e regulamentação do secretário, as bicicletas serão doadas. “A expectativa é que comecemos a partir da semana que vem”, garante Márcio. Em contrapartida, os alunos beneficiados deverão se manter matriculados nas escolas.


O subsecretário afirmou que o objetivo do programa é diminuir o abandono e a evasão escolar. “O Recanto das Emas foi a cidade escolhida para receber primeiro o programa porque tem a maior malha cicloviária e um alto índice de evasão”, explica.


A aluna Thuany Gomes, 18 anos, discorda do subscretário quando o assunto é ciclovia. “Não tem lógica um programa desse aqui. Quase não tem onde andar com a bicicleta, além de ser muito perigoso”, contesta a estudante do Centro de Ensino Médio 804.


Depois do Recanto das Emas a próxima cidade a receber o “Caminho da Escola” será o Paranoá, que é o bairro com o maior índice de abandono escolar, segundo a secretaria. “Este ainda é um projeto piloto e estamos avaliando se vamos alcançar os nossos objetivos. A partir disso, vamos traçar novos planos e ver quais outras cidades irão participar”, disse Márcio.


Com a mudança a secretaria espera maior adesão do programa. “Por mais que pensássemos nas conseqüências, nós só pudemos avaliar na realidade. Na primeira fase nós não atingimos nem 5% do objeto contratual e precisamos rever algumas questões pedagógicas. Esperamos que a mudança traga maior participação dos alunos”.


Para participar do programa os alunos inscritos tiveram que passar por treinamentos com o Departamento de Trânsito de Brasília (Detran-DF) para ter noções de como ser um ciclista consciente e ter noções de trânsito. Eles receberam ainda aulas de como conservar o equipamento.



Histórico


No ano passado, o Governo do Distrito Federal anunciou a distribuição de bicicletas para 300 alunos da rede pública de ensino. Na época, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, participou de um ato simbólico onde entregava os equipamentos para alunos da rede pública. Mas os estudantes que participaram do evento tiveram que devolvê-las após a cerimônia.


Na época a secretaria de educação informou que o momento de entrega foi apenas um evento solene antes de os alunos receberem os equipamentos e que todos eles foram comunicados sobre o que iria ocorrer.

Fonte: Jornal de Brasília

Câmara dobra multa e amplia provas de embriaguez da Lei Seca

Fonte: Folha de São Paulo

A Câmara aprovou na noite desta quarta-feira a ampliação das provas que atestam a embriaguez de motoristas.

Pelo projeto, que segue para análise do Senado, não será mais necessário que seja identificada a embriaguez do condutor, mas uma "capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou outra substância psicoativa que determine dependência". E a comprovação dessa alteração poderá ser feita com o relato de testemunhas, vídeos e exame clínico, entre outros.

A lei seca, em vigor desde 2008, exige, para fins penais, um grau mínimo de seis decigramas de álcool por litro de sangue (dois chopes).

No final de março, o STJ decidiu que apenas o bafômetro e o exame de sangue poderiam atestar a embriaguez. Como ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo, o motorista pode se recusar fazer os testes.

"A Câmara veio para consertar esse vício legal", disse o relator da proposta, deputado Edinho Araújo (PMDB-SP).

Deputados explicaram ainda que o texto garante aos motoristas o poder de apresentar uma contraprova em oposição aos testemunhos, com o uso do bafômetro.

O ministro Alexandre Padilha (Saúde), que acompanhou a votação no plenário, explicou que a intenção do Congresso é igualar o crime de dirigir embriagado a outras situações previstas na lei penal.

"Para definir provas de qualquer outro crime o testemunho de um agente policial serve, o testemunho deu um agente público serve, um testemunho que viu serve. Se servem para outros crimes, tem que servir para o crime que é dirigir alcoolizado", disse o ministro.

O texto aprovado hoje também dobra o valor da multa administrativa para casos de embriaguez, que passa para R$ 1.915,40. Em caso de reincidência no prazo de um ano o valor dobra mais uma vez.

A ideia inicial dos deputados era votar uma proposta de "álcool zero" e o endurecimento das penalidades. Mas, por falta de acordo, deputados acertaram com o governo a votação apenas da ampliação das provas. A pena máxima continua a ser de três anos.

A "tolerância zero" para as punições de efeitos administrativos, como apreensão do carro e da carteira de motorista, continua igual.


Editoria de Arte/Folhapress

Greve dos Professores: reunião com o GDF é suspensa e impasse continua

Na manhã desta quarta-feira (11/4), professores se reuniram em frente ao Palácio do Buriti no Eixo Monumental, para acompanhar uma reunião entre representantes da categoria e o Governo do Distrito Federal (GDF). A reunião começou às 11h e foi suspensa às 14h por decisão unânime. Os presentes decidiram retomar as negociações somente com a presença do governador Agnelo Queiroz, que deve ocorrer na tarde de hoje ou nesta quinta-feira (12/4).

Nessa terça-feira (10/4) o Sindicato dos Professores (Sinpro) e os docentes participantes da greve decidiram continuar com a paralisação. Em protesto, eles fecharam a faixa norte do Eixo Monumental sentido rodoferroviária. Entre as principais reivindicações da categoria, que está em greve há um mês, está a exigência de equiparação média salarial com outras carreiras de nível superior do governo distrital.

Uma nova assembleia está marcada para esta sexta-feira (13/4), quando o Sinpro irá apresentar a proposta do governo para os professores.

Fonte: CB

11 de abril de 2012

Veja divulga informação errada sobre a posição de Marina Silva sobre eleições

Pessoal,

A revista Veja on line postou a matéria abaixo do jornalista Lauro Jardim, aproveito a oportunidade para relatar os fatos reais e não as especulações:

1- Marina está apostando na construção do Movimento Nova Política como uma articulação de cidadãos e cidadãs, independente de suas opções partidárias que lutam por um Brasil ético, justo e sustentável, conforme os documentos básicos do Movimento.

2- Por isso o MNP tem caráter supra e transpartidário. Não há da parte dela qualquer prioridade para políticos no movimento, ao contrário, Marina deseja um movimento inclusivo e capaz de dialogar com os núcleos vivos da sociedade.

3- Nesse sentido, Marina conversou sexta-feira, dia 30/03 com alguns parlamentares para comunicar sua viagem ao EUA e, ao mesmo tempo, pedir-lhes apoio para a elaboração de um Manifesto do Movimento Nova Política que será construído, inicialmente, pelo coletivo que cuidou do programa de governo da campanha 2010 para depois ser submetido à discussão com toda a militância da Nova Política.

4- Em nenhum momento foi acertado na reunião qualquer iniciativa de construção partidária, a ênfase foi a construção do Movimento.

5- Em relação as eleições municipais, a matéria também especula e lança informações equivocadas. A verdade é que até o momento Marina não definiu apoio às candidaturas citadas.

Abraços

Fuíca

Os preferidos de Marina

Marina e Heloísa: aliança feminina

Quatro nomes enchem os olhos de Marina Silva para a formação de um novo partido: Heloísa Helena, José Antônio Reguffe, Alessandro Molon e Walter Feldman.

Nas eleições de outubro, Marina pretende apoiar Soninha em São Paulo, Heitor Ferrer em Fortaleza e Marcelo Freixo ou Aspásia Camargo no Rio de Janeiro.

Por Lauro Jardim

10 SUGESTÕES DO PRIMEIRO MINISTRO DA CHINA PARA O BRASIL


10 soluções para melhorar o Brasil

O Primeiro Ministro da China, Wen Jiabao, visitou o Brasil recentemente pela primeira vez e supreendeu pelo conhecimento que tem sobre nosso país, segundo ele, devido o aumento da amizade e dos negócios entre Brasil e China, vem estudando nossa cultura, nosso povo, desenvolvimento e nosso governo nos últimos 5 anos e, por isso aproveitou a visita de acordos comerciais para lançar algumas sugestões que, segundo ele, foram responsáveis pelas mudanças e pelo crescimento estrondoso da China nos últimos anos.
Durante uma de suas conversas com a Presidente Dilma e seus ministros, Wen foi enfático no que ele chama de "Solução para os paises emergentes", que é o caso do Brasil, China, Índia e outros países que entraram em grande fase de crescimento nos últimos anos, sendo a China a líder absoluta nessa fila.
O que o ministro aponta como principal ponto para um país como o Brasil desponte a crescer fortemente???
Mudanças imediatas na administração do país, sendo a principal delas, a eliminação de fatores hipócritas, onde as leis insistem em ver o lado teórico e não o prático e real de suas consequèncias, sendo que, para isso o país terá que sofrer mudanças drásticas em seus pontos de vista atuais, como fez a China nos últimos 20 anos, sendo os 10 principais os que se seguem:
1) PENA DE MORTE PARA CRIMES HEDIONDOS COMPROVADOS:
Fundamento: Um governo tem que deixar de lado a hipocrisia quando toca neste assunto, um criminoso não pode ser tratado como celebridade, criminosos reincidentes já tiveram sua chance de mudar e não mudaram, portanto, não merecem tanto empenho do governo, nem a sociedade honesta e trabalhadora merece conviver com tamanha impunidade e medo, citou alguns exemplos bem claros: Maníaco do parque, Lindeberg, Suzane Richthofen, Beira Mar, Elias Maluco, etc. Eliminando os bandidos mais perigosos, os demais terão mais receio em praticarem seus crimes, isso refletirá imediatamente na segurança pública do país e na sociedade, principalmente na redução drástica com os gastos públicos em segurança. A longo prazo isso também reflete na cultura e comportamento de um povo.
2) PUNIÇÃO SEVERA PARA POLÍTICOS CORRUPTOS:
Fundamento: É estarrecedor saber que o Brasil tem o 2º maior índice de corrupção do mundo, perdendo apenas para a Nigéria, porém, comparando os dois países o Brasil está em uma situação bem pior, já que não pune nenhum político corrupto como deveria, o Brasil é o único país do mundo que não tem absolutamente nenhum político preso por corrupção, portanto, está clara a razão dessa praga (a corrupção) estar cada vez pior no país, já que nenhuma providência é tomada, na China, corrupção comprovada é punida com pena de morte ou prisão perpétua, além é óbvio, da imediata devolução aos cofres públicos dos valores roubados. O ministro chinês fez uma pequena citação que apenas nos últimos 5 anos, o Brasil já computou um desvio de verbas públicas de quase 100 bilhões de reais, o que permitiria investimentos de reflexo nacional. Ou seja, algo está errado e precisa ser mudado imediatamente.
3) QUINTUPLICAR O INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO:
Fundamento: Um país que quer crescer precisa produzir os melhores profissionais do mundo e isso só é possível quando o país investe no mínimo 5 vezes mais do que o Brasil tem investido hoje em educação, caso contrário, o país fica emperrado, aqueles que poderiam ser grandes profissionais, acabam perdidos no mercado de trabalho por falta da base que deveria prepara-los, com o tempo, é normal a mão de obra especializada passar a ser importada, o que vem ocorrendo a cada vez mais no Brasil, principalmente nos últimos 5 anos quando o país passou a crescer em passos mais largos.
4) REDUÇÃO DRÁSTICA DA CARGA TRIBUTÁRIA E REFORMA TRIBUTÁRIA IMEDIATA:
Fundamento: A China e outros países desenvolvidos como os EUA já comprovaram que o crescimento do país não necessita da exploração das suas indústrias e empresas em geral, bem pelo contrário, o estado precisa ser aliado e não inimigo das empresas, afinal, é do trabalho destas empresas que o país tira seu sustendo para crescer e devolver em qualidade de vida para seus cidadãos, a carga tributária do Brasil é injusta e desorganizada e enquanto não houver uma mudança drástica, as empresas não conseguirão competir com o mercado externo e o interno ficará emperrado como já é.
5) REDUÇÃO DE PELO MENOS 80% DOS SALÁRIOS DOS POLÍTICOS BRASILEIROS:
Fundamento: Os Brasil tem os políticos mais caros do mundo, isso ocorre pela cultura da malandragem instalada após a democrácia desorganizada que tomou posse a partir dos anos 90 e pela falta de regras no quesito salário do político. O político precisa entender que é um funcionário público como qualquer outro, com a função de empregar seu trabalho e seus conhecimentos em prol do seu país e não um "rei" como se vêem atualmente, a constituição precisa definir um teto salarial compatível com os demais funcionários públicos e a partir dai, os aumentos seguirem o salário mínimo padrão do país, na China um deputado custa menos de 10% do que um deputado brasileiro. A revolta da nação com essa balbúrdia com o dinheiro público, com o abuso de mega-salários, sem a devida correspondência em soluções para o povo, causa ainda mais prejuízos ao estado, pois um povo sentindo-se roubado pelos seus líderes políticos, perde a percepção do que é certo, justo, honesto e honrado.
6) DESBUROCRATIZAÇÃO IMEDIATA:
Fundamento: O Brasil sempre foi o país mais complexo em matéria de negociação, segundo Wen, a China é hoje o maior exportador de manufaturados do mundo, ultrapassando os EUA em 2010 e sem nenhuma dúvida, a China e os EUA consideram o Brasil, o país mais burocrata, tanto na importação, quanto exportação, além é claro, do seu mercado interno, para tudo existem dezenas de barreiras impedindo a negocição que acabam em muitas vezes barrando o desenvolvimento das empresas e refletindo diretamente no desenvolvimento do país, isso é um caso urgente para ser solucionado.
7) RECUPERAÇÃO DO APAGÃO DE INVESTIMENTOS DOS ÚLTIMOS 50 ANOS:
Fundamento: O Brasil sofreu um forte apagão de investimentos nos últimos 50 anos, isso é um fato comprovado, investimentos em infraestrutura, educação, cultura e praticamente todas as demais áreas relacionadas ao estado, isso impediu o crescimento do país e seguirá impedindo por no mínimo mais 50 anos se o Brasil não tomar atitudes fortes hoje. O Brasil tem tudo para ser um grande líder mundial, tem território, não sofre desastres naturais severos, vive em paz com o resto do mundo, mostrou-se inteligente ao sair ileso da grande crise financeira de 2008, porém, precisa ter a coragem de superar suas adversidades políticas e aprender investir corretamente naquilo que mais necessita.
8) INVESTIR FORTEMENTE NA MUDANÇA DE CULTURA DO POVO:
Fundamento: A grande massa do povo brasileiro não acredita mais no governo, nem nos seus políticos, não respeita as instituições, não acredita em suas leis, nem na sua própria cultura, acostumou-se com a desordem governamental e passou a ver como normal as notícias trágicas sobre corrupção, violência, etc, portanto, o Brasil precisa investir na cultura brasileira, iniciando pelas escolas, empresas, igrejas, instituições públicas e assim por diante, começando pela educação patriótica, afinal, um grande povo precisa amar e honrar seu grande país, senão é invevitável que à longo prazo, comecem surgir milícias armadas na busca de espaço e poder paralelo ao governo, ainda mais, sendo o Brasil um país de proporções continentais como é.
9) INVESTIR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA IMEDIATAMENTE:
Fundamento: Proporcionalmente, o Brasil investe menos de 8% do que a China em ciência e tecnologia, isso começou a ter forte reflexo no país nos últimos 5 anos, quando o Brasil passou a crescer e aparecer no mundo como um país emergente e que vai crescer muito a partir de agora, porém, não tem engenheiria de qualidade, não tem medicina de qualidade, tecnologia de qualidade, não tem profissionais com formação de qualidade para concorrer com os países desenvolvidos que encontram-se mais de 20 anos a frente do Brasil, isso é um fato e precisa ser visto imediatamente, pois reflete diretamente no desenvolvimento de toda nação.
10) MENORIDADE PENAL E TRABALHISTA A PARTIR DE 16 ANOS (o mundo está envelhecendo...):
Fundamento: O Brasil é um dos poucos países que ainda possuem a cultura de tratar jovens de 15 a 18 anos como crianças, não responsáveis pelos seus atos, além de proibi-las de oferecer sua mão de obra, isso é erro fatal para toda a sociedade, afinal, o Brasil, assim como a grande maioria dos paises, estão envelhecendo e precisam mais do que nunca de mão de obra renovada, além do que, essa contradição hipócrita da lei, serve apenas para criar bandidos perigosos, que ao atingirem 18 anos, estão formados para o crime, já que não puderam trabalhar e buscaram apenas no crime sua formação. Na China, jovens tem permissão do governo para trabalhar normalmente (não apenas como estagiários como no Brasil) a partir dos 15 anos, desde que continuem estudando e, sim, respondem pelos seus crimes normalmente, como qualquer adulto com mais de 18 anos.
Este texto foi retirado do Blog do jornalista Joemir Beting da Rede Bandeirantes, segundo Joelmir, o texto não está na íntegra, já que não foi permitida a sua divulgação nos meios de comunicação, também, segundo o assessor que permitiu o "vazamento" do relatório da conversa com o primeiro ministro chinês, o governo brasileiro optou por não divulgar estas informações por não se tratarem da real missão do primeiro ministro ao Brasil, que era apenas para tratar de assuntos comerciais entre os dois paises, mas como diz Joelmir, para bom entendedor, apenas isso basta, ou seja, não há interesse do governo em divulgar esses fatos, pois, para o PT e demais governantes, do jeito que o Brasil se encontra é exatamente o jeito que eles sempre sonharam, um país que reina a impunidade política e o povo não tem vez nem voz, até porque, essa cultura que o sr Wen tanto cita, é exatamente o que poderia causar problemas na atual política brasileira, portanto, um povo acomodado e que apenas assiste de camarote o corrupto sacar dinheiro do seu próprio bolso, é o sonho de qualquer criminoso do colarinho branco.
Joelmir Beting
Jornalista

10 SUGESTÕES DO PRIMEIRO MINISTRO DA CHINA PARA O BRASIL


10 soluções para melhorar o Brasil





O Primeiro Ministro da China, Wen Jiabao, visitou o Brasil recentemente pela primeira vez e supreendeu pelo conhecimento que tem sobre nosso país, segundo ele, devido o aumento da amizade e dos negócios entre Brasil e China, vem estudando nossa cultura, nosso povo, desenvolvimento e nosso governo nos últimos 5 anos e, por isso aproveitou a visita de acordos comerciais para lançar algumas sugestões que, segundo ele, foram responsáveis pelas mudanças e pelo crescimento estrondoso da China nos últimos anos.
Durante uma de suas conversas com a Presidente Dilma e seus ministros, Wen foi enfático no que ele chama de "Solução para os paises emergentes", que é o caso do Brasil, China, Índia e outros países que entraram em grande fase de crescimento nos últimos anos, sendo a China a líder absoluta nessa fila.
O que o ministro aponta como principal ponto para um país como o Brasil desponte a crescer fortemente???
Mudanças imediatas na administração do país, sendo a principal delas, a eliminação de fatores hipócritas, onde as leis insistem em ver o lado teórico e não o prático e real de suas consequèncias, sendo que, para isso o país terá que sofrer mudanças drásticas em seus pontos de vista atuais, como fez a China nos últimos 20 anos, sendo os 10 principais os que se seguem:
1) PENA DE MORTE PARA CRIMES HEDIONDOS COMPROVADOS:
Fundamento: Um governo tem que deixar de lado a hipocrisia quando toca neste assunto, um criminoso não pode ser tratado como celebridade, criminosos reincidentes já tiveram sua chance de mudar e não mudaram, portanto, não merecem tanto empenho do governo, nem a sociedade honesta e trabalhadora merece conviver com tamanha impunidade e medo, citou alguns exemplos bem claros: Maníaco do parque, Lindeberg, Suzane Richthofen, Beira Mar, Elias Maluco, etc. Eliminando os bandidos mais perigosos, os demais terão mais receio em praticarem seus crimes, isso refletirá imediatamente na segurança pública do país e na sociedade, principalmente na redução drástica com os gastos públicos em segurança. A longo prazo isso também reflete na cultura e comportamento de um povo.
2) PUNIÇÃO SEVERA PARA POLÍTICOS CORRUPTOS:
Fundamento: É estarrecedor saber que o Brasil tem o 2º maior índice de corrupção do mundo, perdendo apenas para a Nigéria, porém, comparando os dois países o Brasil está em uma situação bem pior, já que não pune nenhum político corrupto como deveria, o Brasil é o único país do mundo que não tem absolutamente nenhum político preso por corrupção, portanto, está clara a razão dessa praga (a corrupção) estar cada vez pior no país, já que nenhuma providência é tomada, na China, corrupção comprovada é punida com pena de morte ou prisão perpétua, além é óbvio, da imediata devolução aos cofres públicos dos valores roubados. O ministro chinês fez uma pequena citação que apenas nos últimos 5 anos, o Brasil já computou um desvio de verbas públicas de quase 100 bilhões de reais, o que permitiria investimentos de reflexo nacional. Ou seja, algo está errado e precisa ser mudado imediatamente.
3) QUINTUPLICAR O INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO:
Fundamento: Um país que quer crescer precisa produzir os melhores profissionais do mundo e isso só é possível quando o país investe no mínimo 5 vezes mais do que o Brasil tem investido hoje em educação, caso contrário, o país fica emperrado, aqueles que poderiam ser grandes profissionais, acabam perdidos no mercado de trabalho por falta da base que deveria prepara-los, com o tempo, é normal a mão de obra especializada passar a ser importada, o que vem ocorrendo a cada vez mais no Brasil, principalmente nos últimos 5 anos quando o país passou a crescer em passos mais largos.
4) REDUÇÃO DRÁSTICA DA CARGA TRIBUTÁRIA E REFORMA TRIBUTÁRIA IMEDIATA:
Fundamento: A China e outros países desenvolvidos como os EUA já comprovaram que o crescimento do país não necessita da exploração das suas indústrias e empresas em geral, bem pelo contrário, o estado precisa ser aliado e não inimigo das empresas, afinal, é do trabalho destas empresas que o país tira seu sustendo para crescer e devolver em qualidade de vida para seus cidadãos, a carga tributária do Brasil é injusta e desorganizada e enquanto não houver uma mudança drástica, as empresas não conseguirão competir com o mercado externo e o interno ficará emperrado como já é.
5) REDUÇÃO DE PELO MENOS 80% DOS SALÁRIOS DOS POLÍTICOS BRASILEIROS:
Fundamento: Os Brasil tem os políticos mais caros do mundo, isso ocorre pela cultura da malandragem instalada após a democrácia desorganizada que tomou posse a partir dos anos 90 e pela falta de regras no quesito salário do político. O político precisa entender que é um funcionário público como qualquer outro, com a função de empregar seu trabalho e seus conhecimentos em prol do seu país e não um "rei" como se vêem atualmente, a constituição precisa definir um teto salarial compatível com os demais funcionários públicos e a partir dai, os aumentos seguirem o salário mínimo padrão do país, na China um deputado custa menos de 10% do que um deputado brasileiro. A revolta da nação com essa balbúrdia com o dinheiro público, com o abuso de mega-salários, sem a devida correspondência em soluções para o povo, causa ainda mais prejuízos ao estado, pois um povo sentindo-se roubado pelos seus líderes políticos, perde a percepção do que é certo, justo, honesto e honrado.
6) DESBUROCRATIZAÇÃO IMEDIATA:
Fundamento: O Brasil sempre foi o país mais complexo em matéria de negociação, segundo Wen, a China é hoje o maior exportador de manufaturados do mundo, ultrapassando os EUA em 2010 e sem nenhuma dúvida, a China e os EUA consideram o Brasil, o país mais burocrata, tanto na importação, quanto exportação, além é claro, do seu mercado interno, para tudo existem dezenas de barreiras impedindo a negocição que acabam em muitas vezes barrando o desenvolvimento das empresas e refletindo diretamente no desenvolvimento do país, isso é um caso urgente para ser solucionado.
7) RECUPERAÇÃO DO APAGÃO DE INVESTIMENTOS DOS ÚLTIMOS 50 ANOS:
Fundamento: O Brasil sofreu um forte apagão de investimentos nos últimos 50 anos, isso é um fato comprovado, investimentos em infraestrutura, educação, cultura e praticamente todas as demais áreas relacionadas ao estado, isso impediu o crescimento do país e seguirá impedindo por no mínimo mais 50 anos se o Brasil não tomar atitudes fortes hoje. O Brasil tem tudo para ser um grande líder mundial, tem território, não sofre desastres naturais severos, vive em paz com o resto do mundo, mostrou-se inteligente ao sair ileso da grande crise financeira de 2008, porém, precisa ter a coragem de superar suas adversidades políticas e aprender investir corretamente naquilo que mais necessita.
8) INVESTIR FORTEMENTE NA MUDANÇA DE CULTURA DO POVO:
Fundamento: A grande massa do povo brasileiro não acredita mais no governo, nem nos seus políticos, não respeita as instituições, não acredita em suas leis, nem na sua própria cultura, acostumou-se com a desordem governamental e passou a ver como normal as notícias trágicas sobre corrupção, violência, etc, portanto, o Brasil precisa investir na cultura brasileira, iniciando pelas escolas, empresas, igrejas, instituições públicas e assim por diante, começando pela educação patriótica, afinal, um grande povo precisa amar e honrar seu grande país, senão é invevitável que à longo prazo, comecem surgir milícias armadas na busca de espaço e poder paralelo ao governo, ainda mais, sendo o Brasil um país de proporções continentais como é.
9) INVESTIR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA IMEDIATAMENTE:
Fundamento: Proporcionalmente, o Brasil investe menos de 8% do que a China em ciência e tecnologia, isso começou a ter forte reflexo no país nos últimos 5 anos, quando o Brasil passou a crescer e aparecer no mundo como um país emergente e que vai crescer muito a partir de agora, porém, não tem engenheiria de qualidade, não tem medicina de qualidade, tecnologia de qualidade, não tem profissionais com formação de qualidade para concorrer com os países desenvolvidos que encontram-se mais de 20 anos a frente do Brasil, isso é um fato e precisa ser visto imediatamente, pois reflete diretamente no desenvolvimento de toda nação.
10) MENORIDADE PENAL E TRABALHISTA A PARTIR DE 16 ANOS (o mundo está envelhecendo...):
Fundamento: O Brasil é um dos poucos países que ainda possuem a cultura de tratar jovens de 15 a 18 anos como crianças, não responsáveis pelos seus atos, além de proibi-las de oferecer sua mão de obra, isso é erro fatal para toda a sociedade, afinal, o Brasil, assim como a grande maioria dos paises, estão envelhecendo e precisam mais do que nunca de mão de obra renovada, além do que, essa contradição hipócrita da lei, serve apenas para criar bandidos perigosos, que ao atingirem 18 anos, estão formados para o crime, já que não puderam trabalhar e buscaram apenas no crime sua formação. Na China, jovens tem permissão do governo para trabalhar normalmente (não apenas como estagiários como no Brasil) a partir dos 15 anos, desde que continuem estudando e, sim, respondem pelos seus crimes normalmente, como qualquer adulto com mais de 18 anos.
Este texto foi retirado do Blog do jornalista Joemir Beting da Rede Bandeirantes, segundo Joelmir, o texto não está na íntegra, já que não foi permitida a sua divulgação nos meios de comunicação, também, segundo o assessor que permitiu o "vazamento" do relatório da conversa com o primeiro ministro chinês, o governo brasileiro optou por não divulgar estas informações por não se tratarem da real missão do primeiro ministro ao Brasil, que era apenas para tratar de assuntos comerciais entre os dois paises, mas como diz Joelmir, para bom entendedor, apenas isso basta, ou seja, não há interesse do governo em divulgar esses fatos, pois, para o PT e demais governantes, do jeito que o Brasil se encontra é exatamente o jeito que eles sempre sonharam, um país que reina a impunidade política e o povo não tem vez nem voz, até porque, essa cultura que o sr Wen tanto cita, é exatamente o que poderia causar problemas na atual política brasileira, portanto, um povo acomodado e que apenas assiste de camarote o corrupto sacar dinheiro do seu próprio bolso, é o sonho de qualquer criminoso do colarinho branco.
Joelmir Beting
Jornalista

10 de abril de 2012

Comissão Discute Regras para Proteção do Cerrado

Senadores da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) discutem com especialistas a ocupação do Cerrado brasileiro e colhem sugestões para a elaboração de projeto de lei de proteção ambiental do bioma.

Ao abrir o debate, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) informou que o Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, atrás apenas da Amazônia. Com 2.045 milhões de km², está presente em dez estados e no Distrito Federal, com manchas de vegetação típica do bioma em outros estados.

Conforme informou, a ocupação do Cerrado se deu principalmente a partir do avanço da agropecuária, havendo atualmente a preocupação com adoção de técnicas produtivas que reduzam a destruição do bioma, como redução de queimadas, rotação de culturas e uso de técnicas de proteção do solo.

Conforme observou, o desafio é combinar produção e proteção do Cerrado, bioma que reúne 5% da biodiversidade do planeta.

Participam da audiência pública César do Espírito Santo, superintendente da Fundação Pró-Natureza (Funatura); Roberto Cavalcanti, secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente; Donizete Tokarski, presidente do Conselho da Agência Brasileira de Meio Ambiente e Tecnologia da Informação (Ecodata); José Roberto Peres, chefe da Embrapa Cerrados; e Mercedes Bustamante, professora da Universidade de Brasília (UnB).

Fonte: Agência Senado.

9 de abril de 2012

Ciclista morre atropelado após ser arrastado por carro em Santa Maria

O ciclista Antônio Rabelo Ferreira, 34 anos, foi atropelado na Quadra 415, em Santa Maria, próximo a igreja Apostólica, e morreu na hora na noite deste domingo (8/4). O condutor do veículo, Fernando Pereira de Souza, 36 anos, não estava embriagado, segundo a Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade). A colisão entre a vítima e um carro foi registrada às 19h40.

De acordo com uma testemunha, o ciclista estava em uma ciclovia, mas tentou passar para a pista principal quando foi atingido. Segundo ele, a batida foi tão forte que a vítima foi arrastada por mais ou menos 50m antes do carro parar. O parabrisa do Fiat Tipo quebrou.

Fernando foi levado ao Hospital Regional de Santa Maria com luxação no ombro. Os documentos do carro estavam em dia.

Fonte: CB

2 de abril de 2012

Marina Silva adere ao desmatamento zero

Mais de 33 mil brasileiros já aderiram. Personalidades como os atores Marcos Palmeira e Camila Pitanga, além do líder João Stedile, do MST (Movimento dos Sem Terra), e do procurador-geral da República Felício Pontes, do Ministério Público do Pará, também já declararam publicamente seu apoio ao projeto de lei de iniciativa popular pelo desmatamento zero. Na semana passada foi a vez do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Hoje, a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, mostra que ainda é uma das maiores militantes ambientalistas do Brasil.

“O desmatamento zero é uma forma de contribuir com a sustentabilidade econômica, social, ambiental e cultural. Ter um projeto de lei para o desmatamento zero é mais do que um imperativo econômico, social e ambiental. É um imperativo ético. Floresta em pé é uma sinalização de que estamos aprendendo que não dá para separar o homem da natureza. É preciso integrar economia e ecologia”, afirma Marina em depoimento exclusivo para o Greenpeace.

Acreana de nascimento, ela pautou sua carreira política pela proteção da Amazônia e de suas populações tradicionais. Não foi à toa que conquistou nada menos do que 20 milhões de votos no primeiro turno das eleições presidenciais, quando foi candidata, em 2010, e trouxe de volta à tona o debate sobre o meio ambiente e a sustentabilidade.

Quando candidata concorrente, a hoje presidente Dilma Rousseff conseguiu o apoio de parte do eleitorado de Marina Silva no segundo turno sob a promessa de que incorporaria em seus projetos de governo a agenda ambiental. Ela também se comprometeu a vetar novos desmatamentos e a anistia a quem cometeu crimes contra as florestas. Mas até agora nada disso foi cumprido. O governo manteve-se isento no debate sobre o Código Florestal no Congresso, permitindo que ele fosse dominado pela bancada ruralista.

O projeto de lei do desmatamento zero vem como uma alternativa ao desastroso projeto do novo Código, que acaba com a proteção das matas nativas. É uma iniciativa popular de brasileiro para brasileiro. Preservar o maior patrimônio do país é um dever de todos. Assine e compartilhe com seus amigos. Juntos, faremos um Brasil mais sustentável para as próximas gerações.



Fonte: Greenpeace