Por Fabiana Sampaio
Um estudo, divulgado na semana da Pátria, revela que 70% dos alunos desconhecem seus direitos sociais, não sabem o que é a Constituição Federal, ignoram a função de um deputado estadual e dos Três Poderes
Uma pesquisa sobre cidadania realizada pela Universidade do Norte do Paraná – Unopar, no Sul do país, ouviu 1.012 alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Londrina (PR), Chapecó (SC) e Passo Fundo (RS). O resultado demonstrou que 70% dos entrevistados não sabem quais são seus direitos sociais; 78% desconhece o que é a Constituição Federal do Brasil; 40% não conhece os Três Poderes; 68% ignora o que faz um deputado estadual; e 70% não sabe o que é a democracia e nem como participar dela. Os números surpreenderam o coordenador da pesquisa, professor André Trindade. “Nós temos de ter uma formação que prepare o jovem para a cidadania. Atualmente ele não se sente integrante do Estado, não tem consciência que é brasileiro e por isso não aflora o sentimento de nacionalismo e isso tem a ver com a formação”, declarou.
Segundo o coordenador, um dos objetivos da pesquisa é verificar a necessidade de inclusão de conteúdos de formação jurídica-cidadã no ensino médio brasileiro. “Essa necessidade ficou evidente. Muitos alunos demonstraram desconhecer completamente conceitos fundamentais para qualquer cidadão de um Estado democrático. Um jovem de 16 anos já pode votar, mas como ele vai votar se nem sabe o que faz um deputado?”, questiona o professor.
Os dados da pesquisa foram tabulados e serão enviados em forma de relatório para todas as Secretarias Estaduais de Educação do País. “Queremos demonstrar que a necessidade deste conhecimento é perceptível e gostaríamos de sugerir que estes conteúdos sejam inclusos nos currículos das escolas”, ressalta Trindade. “Acreditamos que esta é a maneira de preparar o jovem para o exercício da cidadania, numa iniciativa que muda toda a sociedade”, complementa.
A pesquisa foi aplicada entre os meses de fevereiro a julho deste ano pelos alunos da Unopar. O questionário, com 11 perguntas, faz parte de um projeto da Unopar que começou a ser desenvolvido no ano passado, com cinco alunos do curso de Direito, em Londrina, e dois alunos do curso de Pedagogia do sistema de Ensino a Distância, nas cidades de Chapecó e Passo Fundo. Todos participam como voluntários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário