Depois de anos de negligência conivente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) resolveu enfim, tomar uma providência contra a publicidade abusiva de alimentos destinados às crianças.
Por determinação da Anvisa publicada no Diário Oficial da União do dia 29 de junho de 2010, a publicidade de qualquer tipo de alimentos que contenham componentes considerados pouco saudáveis pelos padrões mundiais de saúde deverá conter mensagens de alerta.
A regra vale para a divulgação e promoção comercial de alimentos considerados com quantidades elevadas de açúcar, de gordura saturada, de gordura trans, de sódio e para bebidas com baixo teor nutricional. Nesse grupo estão itens como biscoitos, chocolates, balas, refrigerantes, salgadinhos e outras guloseimas do tipo.
Para os fabricantes, anunciantes e agências de publicidade que descumprirem as regras, a Anvisa prevê uma multa variável entre R$ 2 mil e R$ 1,5 milhão. A medida, entretanto, não vale para os rótulos e embalagens desses produtos.
Só agora a Anvisa assumiu uma postura mais responsável para tomar as ainda tímidas providências. Na Inglaterra, por exemplo, é proibida a publicidade de alimentos com alto teor de gordura, açucar e sal dentro e durante a programação de TV para públicos menores de 16 anos.
Confira aqui um trecho do excelente documentário "CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO". É realmente estarrecedor ver uma criança que não identifica uma manga ou uma abóbora e que assim como milhões de outras espalhadas mundo afora, se tornaram presas fáceis da inescrupulosa indústria publicitária.
Saudações verdes!
ADOLPHO FUÍCA
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