29 de julho de 2010

Flores do Cerrado

Na flora do Cerrado podem ser encontradas desde plantas rasteiras com grandes flores a árvores frondosas de flores minúsculas. O importante é que todas essas flores fiquem "acesas" em nossas vidas.


Saudações verdes!


ADOLPHO FUÍCA

43043 - O Distrital da Marina


28 de julho de 2010

Marina quer usar internet como ferramenta de governo


Candidata afirma que internet também pode ser usada para elaboração, implementação e acompanhamento de políticas públicas.

A candidata à Presidência da República pelo PV, Marina Silva, afirmou neste sábado (24) que pretende usar a internet como 
ferramenta de governo caso eleita. Segundo ela, a rede mundial de 
computadores, que tem sido explorada nestas eleições como instrumento de
campanha, pode também ser usada para elaboração, implementação e 
acompanhamento de políticas públicas.

“A internet é uma boa ferramenta de governança, de transparência e de 
profissionalização”, disse a candidata, em São Paulo, depois reunir-se 
com jovens que mobilizaram uma campanha na rede de computadores para 
apoiar sua candidatura para à Presidência.

Ela disse que experiências nacionais e internacionais já mostraram que a população pode contribuir muito com o governo avaliando e propondo
por meio da internet. De acordo com ela, o presidente dos Estados 
Unidos, Barack Obama, já usa a ferramenta. No Brasil, jovens também 
buscam acompanhar a eficácia de políticas federais por meio de 
discussões via computador.

“Eu vejo estes jovens entrando na internet, pegando as políticas do programa federal e verificando quais têm eficácia, quais são verdadeiros 
drenos de dinheiro público, e enviando suas sugestões para mim”, disse 
Marina. “Estou aprendendo muito com eles.”

A candidata disse ainda que a internet é uma boa forma de envolver a população com o governo. E isso tende a aumentar a efetividade das ações 
do Estado.

É isso aí! O grande lance é governar COM as pessoas e não PARA as pessoas!

Parabéns Marina!

Saudações verdes!

ADOLPHO FUÍCA

Fonte: Agência Brasil

27 de julho de 2010

Pau-Terra, riqueza medicinal do Cerrado

O pau-terra é uma árvore típica do bioma Cerrado e pode ser encontrada dentro do Parque do Guará. Suas propriedades medicinais são usadas há centenas de anos em diversas regiões do Brasil. Confira a matéria abaixo:

Saudações verdes!

ADOLPHO FUÍCA
43043 - O Distrital da Marina

26 de julho de 2010

Desenvolvimento sim, de qualquer jeito, não!

Sabe aquela paisagem natural que você viu um dia, mata fechada, rio de águas claras e geladas correndo pelas pedras, ar puro tão bom de respirar, chão fofo de folhas caídas, canto de pássaro, bichos espreitando, vereda, buriti, fartura de água, borboletas e mil coisas mais?


De vez em quando dá uma vontade danada de voltar pra lá, não é mesmo? Normal, dá saudade, porque de certo modo, é como voltar pra nossa casa mais antiga.


Já houve tempos, em que ambientes como este, de CERRADO, chegavam no quintal de sua casa. Depois virou costume derrubar e queimar a mata, acabar com os animais, poluir os rios, impermeabilizar o solo, ocupar encostas…


Vivemos uma época de retrocesso ambiental por causa dos Exterminadores do Futuro, gente retrógrada, que só pensa no próprio umbigo. O novo Código Florestal é um desastre para o povo brasileiro, para o meio ambiente, para a vida.


Está cheio de gente desqualificada querendo seu voto nas eleições que se aproximam. É hora de mostrar que somos pensantes. Não vamos mais dar nosso aval a políticos que agem em desfavor das florestas, em desfavor dos direitos básicos da população como o transporte público decente.


Saudações verdes!


ADOLPHO FUÍCA

43043 – o Distrital da Marina Silva

23 de julho de 2010

Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros - inauguração de + 1 Casa da Marina

Começou no dia16 e vai até 31 de julho, o X Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. A Vila de São Jorge – localizada no norte de Goiás e porta de entrada para a Chapada – será sede para o encontro de povos indígenas, artistas internacionais e estudiosos de diversas partes do mundo que se reunirão também em Alto Paraíso com o objetivo de integrar expressões culturais populares do Centro-Oeste e de outras regiões brasileiras.

O evento é organizado pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e como não poderia deixar de ser, o MOVIMENTO MARINA SILVA marcará presença.

No sábado (24), – sob a coordenação do nosso amigo DADA (PV-GO) – André Lima, Adolpho Fuíca, Márcio Bomtempo e outras lideranças Verdes irão inaugurar + UMA CASA DE MARINA na Vila de São Jorge e logo após seguirão para a cidade de Alto Paraíso, onde acontecerão várias outras atividades culturais.

Participe você também! Viva a cultura brasileira! Viva o Cerrado!

Assista aqui ao documentário CERRADO EM PÉ, realizado pelo jornalista Sandro Neiva com o artesão JOSUÉ FAUSTINO DE SOUZA, de Teresina de Goiás, na Chapada dos Veadeiros.

Sinopse - Josué Faustino de Souza é artesão e vive em Teresina de Goiás, na Chapada dosVeadeiros. Ao mesmo tempo em que utiliza fibras do Cerrado como matéria-prima de seu ganha-pão, desenvolve um trabalho de replantio de espécies raras e nativas do bioma. Não possui escolaridade, mas sua relação de nobreza com o meio ambiente e o discurso arrebatador em defesa do Cerrado deixou perplexa uma plateia composta de gestores públicos, gerentes de ONGs, políticos, mestrandos, doutorandos, ativistas ambientais, jornalistas, antropólogos, universitários e diretores ministeriais do governo federal.


Assista ao curta de 7 minutos e 53 segundos:


22 de julho de 2010

Ética na política começa com candidatos Ficha Limpa


Talvez a pior das crises, mais implacável que a crise econômica mundial, é a crise moral, a crise de valores éticos no campo da política praticada na atualidade.

Na condição de candidato a uma vaga como deputado distrital pelo Partido Verde (PV), eu, ADOLPHO FUÍCA, considero que o apoio à senadora Marina Silva na campanha presidencial deve
ser construído na medida em que candidatos de “Ficha Limpa” e bem 
preparados mostrem suas caras.

Ficha Limpa
Assim como a senadora Marina Silva, eu defendo valores humanos na política, porque estou certo de que vem daí sua reputação internacional crescente, o que não se pode dizer dos outros
candidatos, que representam "o velho modelo", o modelo de aceleração
do crescimento a qualquer custo, o modelo este que está destruindo o mundo.

Por isso, mostro minha cara sem medo. Acredito que é dessa forma que se constrói os marcos referenciais de nossa campanha: ética, valores, objetivos, metas, visões estratégicas, conceitos, pessoas e “Ficha Limpa”.

Saudações verdes!

Adolpho Fuíca – 43043 - O Distrital da Marina

21 de julho de 2010

Caminhada Ecológica com os Calangos do Planalto

Para nós, da Sociedade de Amigos e Protetores do Parque e Reserva Biológica do Guará (SAPEG), é um grande desafio despertar na comunidade do DF a importância da preservação de seu próprio meio ambiente, de valorizar e respeitar a beleza e a biodiversidade do Parque do Guará, NOSSO PATRIMÔNIO.


No último domingo pela manhã, eu e meu parceiro de Partido Verde ANDRÉ LIMA tivemos a honra de conduzir uma equipe dos CALANGOS DO PLANALTO Clube de Aventuras respeitado em Brasília por sua seriedade, pelas trilhas do nosso Parque.


Assista matéria abaixo:

20 de julho de 2010

Ação política via internet

André Lima e Adolpho Fuíca, ambientalistas unidos


Acredito que pelo fato de não estarem atrelados aos grandes grupos de comunicação e publicidade, os BLOGUES representem no mundo de hoje um espaço fundamental para reaproximar as pessoas do debate político e criar um ambiente favorável ao surgimento de ideias orgânicas e criação de novos modelos de políticas públicas.


A transparência das informações e a democratização dos meios de comunicação são elementos básicos na busca desse processo.


A candidatura de Marina Siva é a melhor oportunidade para mergulharmos nesse debate. Trata-se de um outro universo político, longe dos convencionalismos, da caretice e do fedor que caracterizam a política brasileira contemporânea.


O desafio é mostrar que existe vida inteligente, debate sério e saudável, para que muitos outros se interessem e possam participar.


Percebo uma forte descrença das pessoas em relação às campanhas políticas, seja ela nacional, estadual ou regional. Essa desmotivação é principalmente ligada aos escândalos associados ao uso da máquina de maneira corrupta por grande parte de candidatos e/ou partidos.


Por um lado, o povo massacrado deve ter seus direitos legitimados e por outro lado, indago o nosso papel social e transformador, tão apagado nas mentes intelectuais de hoje. E a questão do meio ambiente é a base para a transformação, em uma dialética por dias melhores.


É por meio de um debate saudável que poderemos chegar a uma sociedade mais humana e mais digna.


Saudações verdes!


ADOLPHO FUÍCA

43043 - O Distrital da Marina Silva

19 de julho de 2010

Renovação na Câmara Legislativa




Depois da avalanche de lama podre e fétida em que se atolou o GDF no ano em que Brasília completa seu cinquentenário, a Câmara Legislativa necessita urgentemente resgatar sua credibilidade.

Entretanto, no período das eleições, os nobres deputados decidiram trabalhar apenas um dia por semana.

Esse lugar precisa de uma renovação ou não precisa?

Saudações verdes!

ADOLPHO FUÍCA - 43043 - O Distrital da Marina Silva

16 de julho de 2010

NÃO ELEJA EXTERMINADORES DO FUTURO!


O texto do novo Código Florestal, aprovado por 13 votos a 5, dá muito poder aos estados, joga a conta da preservação para todos os brasileiros, e premia com anistia quem cometeu crimes ambientais.

A aprovação na Comissão Especial, contudo, não é o fim de um processo. Daqui, o texto do relatório ainda percorre um bom caminho na Câmara e no Senado.

Ele deve ser mudado, disputado, e ser pauta de muitos debates públicos, a começar pelas eleições.

E o nosso papel, será mais que decisivo nesse momento, já que durante o período eleitoral a sociedade pode exigir e escolher aqueles que tem legitimidade moral para representá-la. 


Veja abaixo a lista dos Exterminadores do Futuro, aqueles que votaram em favor do relatório de Aldo Rebelo, aqueles que votaram em favor da destruição de nossas florestas, aqueles que querem desmantelar nossas leis ambientais, respeitadas no mundo inteiro, em benefício próprio e de três dúzias de parasitas. Não aceitamos mais isso!

O futuro nos pertence e o voto também!

Saudações Verdes!

ADOLPHO FUÍCA – 43043 – o Distrital da Marina Silva


Lista dos EXTERMINADORES DO FUTURO que votaram pela destruição de nossas florestas:

Aldo Rebelo (PCdoB-SP)

E-mail: dep.aldorebelo@camara.gov.br


Anselmo De Jesus (PT-RO)
E-mail: dep.anselmodejesus@camara.gov.br

Duarte Nogueira (PSDB-SP)
E-mail: dep.duartenogueira@camara.gov.br

Eduardo Seabra (PTB-AP)
E-mail: dep.eduardoseabra@camara.gov.br

Ernandes Amorim (PTB-RO)
E-mail: dep.ernandesamorim@camara.gov.br

Homero Pereira (PR-MT)
E-mail: dep.homeropereira@camara.gov.br

Luis Carlos Heinze (PP-RS)
E-mail: dep.luiscarlosheinze@camara.gov.br

Marcos Montes (DEM-MG)
E-mail: dep.marcosmontes@camara.gov.br

Moacir Micheletto (PMDB-PR)
E-mail: dep.moacirmicheletto@camara.gov.br

Moreira Mendes (PPS-RO)
E-mail: dep.moreiramendes@camara.gov.br

Paulo Piau (PPS-MG)
E-mail: dep.paulopiau@camara.gov.br

Reinhold Stephanes (PMDB-PR)
E-mail: dep.reinholdstephanes@camara.gov.br

Valdir Colatto (PMDB-SC)
E-mail: dep.valdircolatto@camara.gov.br


15 de julho de 2010

Ibama proíbe próprios fiscais de embargarem obras

Em plena corrida eleitoral, foi publicada na edição desta terça-feira (13/07/2010) do Diário Oficial da União, a Portaria número 17 do IBAMA, regulando os procedimentos de embargo de obras e atividades de interesse público. A partir de agora, ao menos que fique comprovado um dano ambiental relevante ou risco à saúde pública, nenhum fiscal do Ibama poderá interromper o funcionamento de instalações que tenham cometido infrações administrativas. Ou seja, a não ser que tenha cometido crime ambiental, uma estrada, porto, hidrelétrica sem licenciamento poderá continuar funcionando. Mais do que isso, mesmo que se decida pelo embargo após comprovado dano ambiental ou risco à saúde, o embargo só pode ocorrer se aprovado pelo presidente do órgão.


A Portaria ocorre após uma semana turbulenta dentro do Ibama com fiscais sendo desautorizados publicamente pelo embargo do Porto de Santos, o maior da América Latina. Na terça-feira passada, uma nota oficial do órgão afirmou que três fiscais que haviam decidido pelo embargo do Porto de Santos não estavam autorizados a fazê-lo e que portanto a restrição não era válida.


A nota diz que a interdição que durou apenas três horas "...foi resultado de iniciativa isolada de um grupo de três fiscais que seguiam ordem do chefe de fiscalização do Ibama em São Paulo, sem que houvesse conhecimento da Superintendência do instituto ou da Diretoria de Proteção Ambiental, responsável nacionalmente pelas operações de fiscalização dessa autarquia. Portanto, a interdição temporária não foi uma ação institucional do Ibama."


No mesmo dia, entretanto, uma operação no Paraná paralisou os portos de Paranaguá e Antonina, pois eles não tinham cumprido termos de ajustamento de conduta sobre o licenciamento ambiental de suas atividades. A fiscalização aplicou multa de R$ 4,8 milhões por falta da devida Licença de Operação, informou o Ibama.


Consultores jurídicos prevêem que o Ibama está criando dificuldades legais para si próprio, pois a definição de atividades de interesse público geralmente são controversas.


Por que será que a maioria das ONGs ambientalistas não manifestam descontentamento e repúdio numa situação dessas? Seria medo de perder o apadrinhamento do “pai dos pobres” e sua candidata de plástico? Medo de perder benesses e sofrer represálias?


Saudações Verdes!


ADOLPHO FUÍCA - 43043 - O Distrital da Marina Silva

fonte: www.oeco.com.br


14 de julho de 2010

Degradação no Parque do Guará

Vamos todos juntos lutar pelo que é nosso! Em defesa do Parque do Guará, patrimônio de todos os cidadãos! Não queremos que o fogo provocado pelas mãos do homem estrague nosso ecossistema.

Saudações Verdes!

ADOLPHO FUÍCA 43043 - O Distrital da Marina Silva



13 de julho de 2010

Reforma do Código Florestal: um tributo à moto-serra


A engrenagem putrefata do parlamento brasileiro aprovou com facilidade a “reforma” do Código Florestal. Falta muito pouco para se concretizar um dos projetos mais cínicos, retrógrados e suicidas de que já se teve notícia na triste história desse país.


O mais surreal no caso é que o relator desse deboche para com o povo foi um arcaico e conhecido comunista. Isso mesmo! Um comunista defensor da manutenção dos latifúndios e dos interesses dos ruralistas, ou seja, um verdadeiro desastre para a vida das pessoas!


Quatro pontos da Reforma da Morte são estarrecedores:


1) A redução de 30 para 15 metros das matas ciliares em Áreas de Preservação Permanente às margens de rios com menos de cinco metros de largura;


2) A dispensa de Reserva Legal para pequenas propriedades rurais;


3) A garantia da manutenção das atividades agropecuárias e florestais em áreas rurais consolidadas (leia-se: MANUTENÇÃO DO LATIFÚNDIO), localizadas em Áreas de Preservação Permanentes e Reservas Legais, até que o programa de regularização ambiental seja promulgado (isto é, ATÉ O DIA DE SÃO NUNCA);


4) A suspensão das multas e sanções que foram aplicadas a fazendeiros por desmatamentos criminosos realizados até 2008.


Tristes trópicos! Até quando esses Exterminadores do Futuro estarão comandando nossas vidas?


Saudações Verdes!


ADOLPHO FUÍCA 43043 – O Distrital da Marina

12 de julho de 2010

Ativistas Verdes ocupam a Rodoviária do Plano Piloto

Foto: Julio Cardia

Com muita animação, ativistas do Partido Verde (PV) e do Movimento Marina Silva-DF ocuparam a rodoviária do Plano Piloto no último sábado (10/07). Confira a matéria:

9 de julho de 2010

Aprovada PEC que inclui caatinga e cerrado como patrimônio nacional


A Proposta de Emenda à Constituição conhecida como "PEC da caatinga e do cerrado" foi aprovada em segundo turno no Senado Federal, com 51 votos favoráveis e um contrário. A matéria segue para exame pela Câmara dos Deputados.


O primeiro signatário da proposta, senador Demóstenes Torres (DEM-GO) observou que com a aprovação da PEC 51/03 o cerrado se transforma em patrimônio nacional, equiparando-se, assim, à floresta amazônica e ao pantanal mato-grossense, deixando de ser um "subpatrimônio". Acrescentou que sua aprovação repara um erro histórico da Assembleia Nacional Constituinte e não prejudica em nada o desenvolvimento econômico sustentável do país, na medida em que o cerrado já está integrado à cadeia produtiva, tendo se tornado grande produtor de grãos e de leite.


O senador Marco Maciel (DEM-PE) considerou que a aprovação da PEC beneficia o cerrado, em especial no semiárido nordestino.


A PEC 51/03 inclui o cerrado e a caatinga entre os biomas considerados patrimônio nacional pela Constituição. Demóstenes avalia que a proposta visa corrigir uma falha que carece de justificativa científica e resultou na restrita divulgação da importância dessas áreas.


Pela Constituição, a floresta amazônica, a mata atlântica, a serra do mar, o pantanal mato-grossense e a zona costeira são patrimônio nacional, e sua utilização deve ser feita de forma a assegurar a preservação do meio ambiente. Demóstenes avalia, no entanto, que a importância de incluir o cerrado entre esses biomas decorre, não só do fato de ocupar cerca de um quarto do território nacional, mas, principalmente, de englobar ampla variedade de ecossistemas e elevada diversidade biológica que se manifesta na fauna e flora.


Quanto à caatinga, que ocupa cerca de 850 mil quilômetros quadrados no semiárido nordestino e interage com o cerrado, caracteriza-se por apresentar notável diversidade de fauna e flora. O autor diz que é o bioma brasileiro mais severamente devastado pela ação do homem. "Não podemos permanecer inertes frente à dilapidação do patrimônio natural representado por essas formações vegetais. Urge superar a concepção falsa de que a proteção da Amazônia, da mata atlântica e do pantanal reveste-se de maior importância que no caso dos demais biomas", disse Demóstenes.


Fonte: Agência Senado

8 de julho de 2010

Anvisa impõe medidas contra a publicidade abusiva de alimentos destinados às crianças

Depois de anos de negligência conivente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) resolveu enfim, tomar uma providência contra a publicidade abusiva de alimentos destinados às crianças.


Por determinação da Anvisa publicada no Diário Oficial da União do dia 29 de junho de 2010, a publicidade de qualquer tipo de alimentos que contenham componentes considerados pouco saudáveis pelos padrões mundiais de saúde deverá conter mensagens de alerta.


A regra vale para a divulgação e promoção comercial de alimentos considerados com quantidades elevadas de açúcar, de gordura saturada, de gordura trans, de sódio e para bebidas com baixo teor nutricional. Nesse grupo estão itens como biscoitos, chocolates, balas, refrigerantes, salgadinhos e outras guloseimas do tipo.

Para os fabricantes, anunciantes e agências de publicidade que descumprirem as regras, a Anvisa prevê uma multa variável entre R$ 2 mil e R$ 1,5 milhão. A medida, entretanto, não vale para os rótulos e embalagens desses produtos.


Só agora a Anvisa assumiu uma postura mais responsável para tomar as ainda tímidas providências. Na Inglaterra, por exemplo, é proibida a publicidade de alimentos com alto teor de gordura, açucar e sal dentro e durante a programação de TV para públicos menores de 16 anos.


Confira aqui um trecho do excelente documentário "CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO". É realmente estarrecedor ver uma criança que não identifica uma manga ou uma abóbora e que assim como milhões de outras espalhadas mundo afora, se tornaram presas fáceis da inescrupulosa indústria publicitária.


Saudações verdes!


ADOLPHO FUÍCA


7 de julho de 2010

43043 - Adolpho Fuíca é Marina Silva duas vezes!!


Com imensa alegria e satisfação informo a vocês que tenho minha candidatura a Deputado Distrital aprovada e registrada – sob o número 43043 – junto ao Partido Verde do Distrito Federal (PV-DF) e em fase final de homologação pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Durante os próximos três meses, aqui nesse blog – com o ouvido atento às críticas construtivas e sugestões inteligentes –, gostaria de compartilhar meus ideais e propostas com todos aqueles que aspiram por uma Brasília diferente.

Agradeço aos meus amigos de partido por esta oportunidade e principalmente, agradeço a Deus e minha família, que, de forma incondicional, me deu seu apoio nesses 25 anos de ativismo verde.

A edificação deste sonho só poderá virar realidade com a participação de todos. Vamos multiplicar nossa força! As novas tecnologias estão aí para fazermos bom uso delas. A divulgação em redes é fundamental. A internet e as suas ferramentas de participação popular nos permitem a construção de uma democracia participativa. O futuro é aqui e agora.

Desejo sucesso a todos os companheiros que estarão na disputa eleitoral. Acompanhei a construção de candidaturas de alguns companheiros e sei do empenho e determinação de cada um na construção de um futuro mais digno para Brasília.

Acredito no poder popular, na força da opinião pública, no poder descentralizado, com grupos organizados da sociedade civil atuantes e livres.

Em defesa do Parque do Guará! Pela revitalização de nossos córregos! O futuro nos pertence!

Saudações Verdes!

Adolpho Fuíca Deputado Distrital – 43043
André Lima – Deputado Federal – 4343
Marina Silva – Presidente – 43


6 de julho de 2010

Vidros espelhados continuam a matar aves de Brasília

Mais de cem animais de vinte espécies perdem a vida todos os anos nas fachadas espelhadas da Procuradoria-Geral da República, em Brasília. É o que apontou um estudo inédito no Brasil, realizada por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB).


Em 2006, a Procradoria recebeu a análise feita por especialistas da UnB com sugestões para resolver o problema. Passados quatro anos, o órgão não comentou o assunto e nem informou se algo foi feito para reduzir as colisões. As aves coletadas pelos pesquisadores no pátio da Procuradoria apresentavam lesões como hemorragia cerebral ou de órgãos internos. O prédio foi projetado por Oscar Niemeyer e custou 480 milhões de reais.


Conforme o relatório, as mortes ocorrem ao longo de todo o ano, na seca ou na estação chuvosa, dentro ou fora do período reprodutivo de pombas, beija-flores, andorinhas, da migratória tesourinha, coruja, gavião e espécies que só existem no Cerrado, como uma gralha e o papagaio-galego. Esse último está provavelmente extinto em São Paulo e é considerado ameaçado em Minas Gerais.


Pelos cálculos de Miguel Marini e Clarissa Camargo, da UnB, cerca de 500 aves trombam e mais de cem morrem anualmente nas colisões com os prédios da procuradoria. São três colisões a cada dois dias e uma morte a cada três ou quatro dias. “Durante o voo, as aves não conseguem distinguir entre o que é real e o que é reflexo. Prédios isolados refletem o céu e a vegetação, facilitando os choques”, explicou Marini.


Espécies “territorialistas”, como o bem-te-vi, também sofrem. Ao ver seu reflexo nos painéis, imaginam tratar-se de um intruso em seu território e partem para o ataque com vôos rasantes e bicadas.


Segundo o especialista, conjuntos de edifícios ou construções nas cercanias de Unidades de Conservação são fontes de problemas. Em Brasília, os planos da chamada Cidade Digital e do bairro Noroeste, ao lado do Parque Nacional de Brasília incluem várias construções com fachadas espelhadas. Os bichos voarão de cara nessas barreiras. Falta às autoridades públicas reconhecer o tamanho do problema e definir normas para se evitar a construção de tantos prédios com vidros espelhados perto de áreas naturais.


O bairro Noroeste representa um enorme perigo para as nossas aves, que circulam a partir do Parque Nacional. A ganância imobiliária do projeto inchará vias públicas com mais automóveis e destruirá cerca de 800 hectares de Cerrado, mananciais e uma reserva indígena.


E o GDF ainda rotula o Setor Noroeste como “o primeiro bairro ecológico do país”…


Diminuindo o problema

Menos ricos em biodiversidade, Europa e Estados Unidos desenvolveram sistemas para minimizar os problemas provocados pelas fachadas espelhadas. Eles têm usado películas, afastado alimentadores de aves das janelas, colado imagens de gaviões nas aberturas e fachadas para afugentar animais menores, cortinas para reduzir reflexos e telas de proteção.


Segundo especialistas, também é possível usar listras verticais distribuídas ao longo da superfície espelhada. Isso facilitaria aos bichos ver as fachadas como barreiras. Tudo isso é possível de se conseguir sem sacrificar a entrada de luz natural.


Aos vidros, acrescenta-se ainda o calor interno provocado, aberração que infelizmente foi adotada pelo mestre Niemeyer nas edificações em pleno Cerrado. A própria Catedral de Brasília precisou de adesivos nos vidros para reduzir o efeito estufa gerado internamente...


A utilização dos vidros espelhados reflete uma tendência nefasta e ultrapassada na arquitetura mundial e lamentavelmente, ainda é muito usada por aqui, nos tristes trópicos.


Saudações Verdes!


ADOLPHO FUÍCA