9 de agosto de 2011

Consumo responsável

O consumo responsável envolve formas mais inteligentes de uso dos recursos. O mundo tem 7 bilhões de habitantes, 75 milhões a mais a cada ano. Em 2050, seremos 9 bilhões. E os recursos no planeta estão sendo consumidos em ritmo cada vez mais acelerado. O petróleo, por exemplo, se formou durante centenas de milhões de anos, e no ritmo atual teremos acabado com ele em duzentos anos. Devemos pensar o consumo de forma a assegurar uma distribuição razoável entre toda a população, sem comprometer o nosso futuro. Isso se vincula diretamente ao conceito de estilo de vida, já que o consumismo e a ostentação nos levam a uma economia do desperdício. Não se trata de se privar e de realizar grandes sacrifícios, mas sim de consumir de maneira moderada e inteligente. Neste contexto, os meios de comunicação têm um papel fundamental a desempenhar.

OBJETIVOS

Gerais

Adotar e proporcionar o uso prudente e eficiente dos recursos e encorajar o consumo e a produção

sustentáveis.

Específicos

• Evitar e reduzir os resíduos, e aumentar a reutilização e a reciclagem;

• Gerir e tratar os resíduos de acordo com as melhores práticas;

• Evitar os desperdícios de energia, e melhorar a eficiência energética;

• Adotar uma política sustentável de aquisição de bens e serviços;

• Promover ativamente a produção e o consumo sustentáveis, em particular de produtos com

rótulos ambientais, orgânicos, éticos e de comércio justo;

• Promover a inclusão social dos trabalhadores autônomos (catadores, entre outros), fomentando

e estimulando a organização e a estruturação do trabalho desses agentes ambientais.

Um abraço do Adolpho Fuíca


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