O consumo responsável envolve formas mais inteligentes de uso dos recursos. O mundo tem 7 bilhões de habitantes, 75 milhões a mais a cada ano. Em 2050, seremos 9 bilhões. E os recursos no planeta estão sendo consumidos em ritmo cada vez mais acelerado. O petróleo, por exemplo, se formou durante centenas de milhões de anos, e no ritmo atual teremos acabado com ele em duzentos anos. Devemos pensar o consumo de forma a assegurar uma distribuição razoável entre toda a população, sem comprometer o nosso futuro. Isso se vincula diretamente ao conceito de estilo de vida, já que o consumismo e a ostentação nos levam a uma economia do desperdício. Não se trata de se privar e de realizar grandes sacrifícios, mas sim de consumir de maneira moderada e inteligente. Neste contexto, os meios de comunicação têm um papel fundamental a desempenhar.
OBJETIVOS
Gerais
Adotar e proporcionar o uso prudente e eficiente dos recursos e encorajar o consumo e a produção
sustentáveis.
Específicos
• Evitar e reduzir os resíduos, e aumentar a reutilização e a reciclagem;
• Gerir e tratar os resíduos de acordo com as melhores práticas;
• Evitar os desperdícios de energia, e melhorar a eficiência energética;
• Adotar uma política sustentável de aquisição de bens e serviços;
• Promover ativamente a produção e o consumo sustentáveis, em particular de produtos com
rótulos ambientais, orgânicos, éticos e de comércio justo;
• Promover a inclusão social dos trabalhadores autônomos (catadores, entre outros), fomentando
e estimulando a organização e a estruturação do trabalho desses agentes ambientais.
Um abraço do Adolpho Fuíca
Nenhum comentário:
Postar um comentário