Catadores sugerem medidas fundamentais para o incentivo à reciclagem
O Distrito Federal desperdiça seis mil toneladas de materiais recicláveis a cada mês. Isso equivale a R$ 3 milhões ou a 50 mil cestas básicas. Tomando por base apenas os resíduos sólidos, estatísticas revelam que das 215 mil toneladas produzidas mensalmente no DF, somente 8 mil toneladas são, realmente recicladas e ainda: deste total, apenas 4 mil toneladas são processadas pelos 20 mil catadores da região.
No intuito de chamar a atenção da sociedade para esses dados e para a importância no aperfeiçoamento do tratamento do lixo, representantes do Arranjo Produtivo Local dos Resíduos Sólidos do DF – composto por organismos envolvidos com o trabalho de reciclagem. Desenvolveram uma Carta-documento. Por meio desta, catadores, empresas coletoras, recicladoras e cooperatives do terceiro setor elencaram sete itens que consideram fundamentais para o desenvolvimento desse trabalho.
Entre eles está a implantação da coleta seletiva solidária, a criação de uma lei distrital que incentive o consumo de produtos confeccionados com materiais reciclados e incentives fiscais para as atividades no DF. Além disso, há uma mobilização paralela contra uma deteerminação do GDF que pretende promover a queima de lixo para a geração de energia.
Quero deixar claro que eu, ADOLPHO FUÍCA, sou solidário às causas dos catadores. O que o GDF pretende fazer é um crime. Estamos unidos em prol da coleta coletiva.
Sou favorável às seguintes medidas:
- O fechamento do lixão da Estrutural, a recuperação ambiental da área e a viabilização de alternativas adequadas de trabalho e renda para os catadores de material reciclável;
- A implantação de aterros sanitários com geração de energia a partir do aproveitamento do gás metano;
- A universalização da coleta seletiva e a reciclagem dos materiais aproveitáveis presentes no lixo;
- A integração plena dos catadores, trabalhando organizados em cooperativas e associações devidamente contratadas pelo poder público;
- A implantação do sistema de gestão dos resíduos da construção civil.
Saudações verdes!
ADOLPHO FUÍCA – 43043 – O Distrital que Brasília merece
Nenhum comentário:
Postar um comentário