Com bicicletas enfeitadas, faixas, panfletos e muito bom-humor, a Bicicletada Brasília tee início com uma concentração às 18h30 e saída às 19h30, da Praça das Bicicletas (ao lado do Museu Nacional). O evento chamou a atenção do motorista brasiliense para a necessidade de conviver pacificamente com os ciclistas e para as vantagens de adotar a bicicleta em seus deslocamentos.
Além de coincidir com o aniversário de um mês da tragédia de Porto Alegre, esta edição da Bicicletada Brasília aconteceu no Dia Internacional Pelo Direito à Cidade, quando se lembra a urgência de democratizar o uso dos espaços urbanos.
A Bicicletada (ou Massa Crítica) é um misto de ato público e celebração que reúne ciclistas sempre na última sexta-feira de todo mês para divulgar a bicicleta como meio de transporte e reivindicar espaço e respeito no trânsito.
Definida como uma “coincidência organizada”, a Bicicletada surgiu na cidade de São Francisco, EUA (onde é conhecida como “Critical Mass”) e hoje é realizada em várias cidades mundo afora. Em Brasília, acontece há cerca de 8 anos.
Abraço do Adolpho Fuíca
Nenhum comentário:
Postar um comentário